PUB
Recheio 2024 Institucional

Porto i/o abre terceiro espaço físico em Matosinhos

Porto i/o abre terceiro espaço físico em Matosinhos

Foi esta quinta-feira que o  Porto i/o, o maior espaço de coworking e digital hub da cidade, abriu o seu terceiro espaço físico, bem perto do mar, em Matosinhos.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A abertura do novo espaço acompanha a filosofia do Porto i/o de “diversificar a oferta e de não só desenvolver mas também de criar tendências de crescimento da cidade e da sua metrópole”.
“Com cada vez mais estrangeiros e locais a escolher Matosinhos como a sua área não só de residência mas também de desenvolvimento profissional, fez todo o sentido trazer o conhecimento e a experiência já ganhos nos restantes espaços para a nova área emergente do Grande Porto”, explica a entidade em comunicado.
Mas, frisam, sem perder os valores iniciais: o “sentimento de família que se vive e pratica e a ligação à identidade da cidade. Matosinhos é casa para muito do talento portuense e para um comércio local crescente e em evolução, mas existe ainda pouca ligação entre os dois”.
A criação do Porto i/o Seaside pretende “também aproximar pessoas e talentos, estreitando as redes e criando novas parcerias e sinergias, renovando assim o mercado. E quer também levar Matosinhos à boca do mundo, com tudo aquilo que a cidade tem para oferecer, desde uma história e identidade fortes, ao lado mais contemporâneo emergente, ao melhor peixe do mundo”, atestam.
“Estar em Matosinhos significa não só estar rapidamente no centro do Porto, graças à forte rede de transportes públicos existentes, mas também uma nova experiência: estar mais perto do mar e da natureza, ser possível fazer uma aula de surf ou dar uma corrida e ir diretamente trabalhar (o espaço está equipado com chuveiro) ou saborear toda a frescura de um peixe acabado de pescar, num dos muito restaurantes na proximidade”, pode ler-se no comunicado.
Um dos pontos fortes do Porto i/o, garantem, é “a possibilidade do coworker poder usufruir de todos os espaços, não estando permanentemente fixo a um só e dessa forma encontrar a perfeição entre o coração da cidade e o seu romance com o rio e o mar. O espaço, localizado na Rua Brito Capelo 1127, a minutos a pé tanto do mar como do metro, era uma antiga fábrica, típica de Matosinhos, com um pé direito grande, muita luz natural e robustas paredes em pedra”.
Divide-se, continuam, em dois pisos, sendo o inferior composto pela copa, zona de refeições e relaxamento, e o acesso à sala de reuniões. O piso superior é um “open space” com capacidade para receber cerca de 35 coworkers e que permite uma grande flexibilidade e capacidade de transformação, adaptando-se para eventos de diversos tipos.
“A procura de espaços com história, característicos da zona onde se inserem, é comum àquela que é a identidade do Porto i/o, tendo sido um cuidado e uma prioridade em todos os espaços e remetendo para a forte ligação com as raízes do Porto”.
A decoração, essa remete para o ambiente de praia, quer pelas cores fortes escolhidas, quer pelos diversos elementos alusivos ao surf, num espaço descontraído e acolhedor e que está também receptivo aos amigos de quatro patas.
“Tal como nos outros espaços, no Porto i/o Seaside o cowoker pode optar pela variedade de modalidade que se adeque melhor às suas necessidades (desde aluguéis diários a mensais) bem como usufruir de diferentes eventos, quer mais ligados às áreas digitais, quer eventos mais informais, como aulas de surf ou sunsets”.

A origem
O Porto i/o nasceu em 2014 pelas mãos de Nuno Veloso, que acabado de regressar ao Porto, após vários anos a viver e trabalhar fora de Portugal, quis trazer “o mundo ao Porto e levar o Porto ao mundo”, criando um ponto de encontro para os criativos da cidade.
Trata-se de “uma comunidade de pessoas que colabora diariamente, é uma família que se entreajuda nos mais diversos aspectos. Desde a abertura, o espaço já recebeu cerca de 152 coworkers, de mais de 25 nacionalidades diferentes, e somou quase 600 participantes nos seus 97 eventos”.
Para além do novo espaço em Matosinhos, o Porto i/o tem também espaço físico em pleno coração do Porto, na baixa e na ribeira, localizações privilegiadas. Irá abrir, também em julho e em parceria com a empresa bracarense Subvisual, o Braga i/o, que será a primeira expedição para fora da cidade.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem