
Esta segunda-feira, dia 8 de julho, ficou marcada pelo arranque de duas obras no Porto. Estas começaram, mais concretamente, na Rua de Rocha Peixoto (Ramalde) e na Rua Chaves de Oliveira, no Bairro do Falcão, em Campanhã.
De acordo com o município portuense, os trabalhos estão a ser levados a cabo pela GO Porto que está a realizar as melhorias na Rua de Rocha Peixoto, localizada perto do Parque Desportivo de Ramalde.
A intervenção, que deverá durar 30 dias, tem um objetivo principal: melhorar a circulação de veículos e pedestres na área. O custo da obra em questão é de aproximadamente 148 mil euros.
Atualmente, a faixa de rodagem da Rua de Rocha Peixoto está desgastada e apresenta fissuras. As obras incluem a substituição do pavimento por uma nova camada de betão betuminoso.
Para além disso, serão trocados os lancis de granito danificados, repavimentadas as calçadas e niveladas diversas caixas de serviços públicos, como sumidouros e caixas de telecomunicações e eletricidade.
Já na rua Chaves de Oliveira, próxima ao Mercado Abastecedor, no Bairro do Falcão, em Campanhã, as obras começaram no dia 1 de julho e têm um prazo de conclusão de três meses, com término previsto para o final de setembro.
Quanto ao motivo que levou à obra, este tem a ver com a melhoria da faixa de rodagem. O objetivo é que esta se torne mais segura e confortável, já que o pavimento, neste momento, encontra-se bastante deformado.
Também as calçadas serão requalificadas, sendo substituídas por estruturas novas com pavimentos táteis, adequados para pessoas com mobilidade reduzida (via Câmara do Porto).
O investimento para esta empreitada, também a cargo da GO Porto, é de cerca de 370 mil euros.
Fotografia: DR Porto.