PUB
Recheio 2024 Profissional

Porto investe 3,2 milhões de euros em bairros da cidade

Porto investe 3,2 milhões de euros em bairros da cidade

A Câmara do Porto irá investir cerca de 3,2 milhões de euros, com o intuito de renovar o espaço público nos bairros do Bom Pastor e Vale Formoso. 

A intervenção, que está em concurso público, abrangerá cerca de 25 mil metros quadrados e vai começar no segundo semestre deste ano, com uma duração prevista de 540 dias. As propostas devem ser submetidas até 31 de julho.

De acordo com o município, o projeto, desenvolvido pelo arquiteto Luís Correia, visa a requalificação completa dos espaços públicos e das infraestruturas destes bairros, incluindo equipamentos como o campo de jogos e os balneários.

Uma das melhorias planeadas é a criação de uma zona de estar na parte sudoeste, o que tem o objetivo de reativar uma área atualmente abandonada. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Este espaço será equipado com mobiliário urbano e uma estrutura de sombreamento, que proporciona um ambiente confortável que incentiva a convivência entre moradores de diferentes gerações.

A obra inclui também a criação de 190 lugares de estacionamento e a plantação de 47 novas árvores, beneficiando mais de 800 pessoas: 679 residentes do Bairro do Bom Pastor e 140 do Bairro de Vale Formoso, além dos utilizadores da Escola Básica do Bom Pastor.

Atualmente, o espaço público nestes dois bairros do Parque de Habitação Pública do Município do Porto carece de zonas de estar atrativas para os inquilinos. A maior parte do espaço exterior é destinada ao estacionamento ou é usada como área de passagem, sem uma clara distinção entre as áreas viárias e pedonais.

A requalificação dos bairros do Bom Pastor e Vale Formoso é uma das várias intervenções programadas pela Domus Social, seguindo o exemplo da requalificação do espaço público de Agra do Amial.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil