A Câmara Municipal do Porto acaba de anunciar que está a instalar equipamentos de análise de tráfego rodoviário e pedonal em “locais estratégicos” da cidade, com o objetivo de obter “dados para mensuração em tempo real da procura viária” e servir de apoio a “estudos de tráfego e monitorização das condições de circulação nestas zonas”.
Em comunicado, a autarquia explica que os equipamentos estão localizados em zonas de entrada e saída da cidade e que em alguns locais serão também recolhidos dados da utilização de modos suaves, nomeadamente a utilização de bicicleta.
Através desta monitorização, será possível “informar os cidadãos, através de painéis de mensagem variável, de eventuais restrições na circulação viária”, o que irá produzir “um impacto imediato na redução dos constrangimentos de tráfego na cidade”.
A ação enquadra-se no âmbito do projeto de dimensão europeia Cooperative-Streets (C-Streets), que arrancou em 2019, no seguimento da implementação a nível nacional do C-Roads (Cooperative Roads), com o intuito de “introduzir nas cidades uma revolução tecnológica rodoviária”.
Entre os principais objetivos destaque para a “partilha e reutilização de informação”, “desenvolvimento de soluções de mobilidade como serviço, promoção do transporte intermodal público eficaz e acessível”, “redução de incidentes e acidentes”, “evolução do conceito de sustentabilidade” e “descarbonização”.
O município do Porto foi um dos candidatos ao projeto, cuja conclusão está prevista para o final de 2023.
Os dados da monitorização na cidade do Porto podem ser consultados no setor “Mobilidade” disponível na página oficial da Câmara Municipal.