PUB
Santander Saúde

Porto incentiva alunos “a agir por um mundo ambientalmente mais sustentável”

Porto incentiva alunos

Os alunos das escolas do Porto vão ser “chamados a agir mais diretamente rumo a um mundo ambientalmente mais sustentável”, a partir do próximo ano letivo. O Plano de Educação-Ação para a Sustentabilidade do Porto foi apresentado esta semana na Escola Básica e Secundária Carolina Michaelis.

Na sessão onde foram dadas a conhecer, aos estabelecimentos de ensino, instituições de âmbito educativo e representantes de associações de pais, as atividades para vários níveis de ensino, Filipe Araújo, vice-presidente do município do Porto, que tutela a área do Ambiente e Transição Climática, afirmou que o Plano pretende “que os participantes possam materializar ações concretas e com efeitos geracionais”.

Assim, segundo o portal de noticias da Câmara, “as crianças do pré-escolar e 1.º ciclo vão continuar a ter as “Hortas Pedagógicas” no Covelo e no Núcleo Rural do Parque da Cidade como atividade regular” e o autarquia “garante um apoio cada vez mais próximo às Ecoescolas”.

“Entre as novidades do Plano de Educação-Ação está a oficina «Liga-te à Natureza»”, as atividades de limpeza de praia e de rios, “e a possibilidade de algumas escolas poderem beneficiar de apoio para instalação de hortas nos seus espaços”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Está também “prevista uma oferta de oficinas pontuais ao longo do ano para diferentes níveis de ensino, desde o pré-escolar ao 8.º ano de escolaridade, ajustadas com as aprendizagens essenciais para cada nível”.

A Câmara do Porto refere que Plano de Educação-Ação se trata de uma ferramenta para “estimular a tomada de atitude consciente para a sustentabilidade a partir dos estabelecimentos de ensino” e tem como principais metas “contribuir para a literacia ambiental, aquisição de novas competências e o saber fazer, bem como para a aprendizagem com e na Natureza”.

Foto: Jorge Garcia (CM Porto)

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem