CIN - VinylMatt

Porto incentiva alunos “a agir por um mundo ambientalmente mais sustentável”

Porto incentiva alunos

Os alunos das escolas do Porto vão ser “chamados a agir mais diretamente rumo a um mundo ambientalmente mais sustentável”, a partir do próximo ano letivo. O Plano de Educação-Ação para a Sustentabilidade do Porto foi apresentado esta semana na Escola Básica e Secundária Carolina Michaelis.

Na sessão onde foram dadas a conhecer, aos estabelecimentos de ensino, instituições de âmbito educativo e representantes de associações de pais, as atividades para vários níveis de ensino, Filipe Araújo, vice-presidente do município do Porto, que tutela a área do Ambiente e Transição Climática, afirmou que o Plano pretende “que os participantes possam materializar ações concretas e com efeitos geracionais”.

Assim, segundo o portal de noticias da Câmara, “as crianças do pré-escolar e 1.º ciclo vão continuar a ter as “Hortas Pedagógicas” no Covelo e no Núcleo Rural do Parque da Cidade como atividade regular” e o autarquia “garante um apoio cada vez mais próximo às Ecoescolas”.

“Entre as novidades do Plano de Educação-Ação está a oficina «Liga-te à Natureza»”, as atividades de limpeza de praia e de rios, “e a possibilidade de algumas escolas poderem beneficiar de apoio para instalação de hortas nos seus espaços”.

Está também “prevista uma oferta de oficinas pontuais ao longo do ano para diferentes níveis de ensino, desde o pré-escolar ao 8.º ano de escolaridade, ajustadas com as aprendizagens essenciais para cada nível”.

A Câmara do Porto refere que Plano de Educação-Ação se trata de uma ferramenta para “estimular a tomada de atitude consciente para a sustentabilidade a partir dos estabelecimentos de ensino” e tem como principais metas “contribuir para a literacia ambiental, aquisição de novas competências e o saber fazer, bem como para a aprendizagem com e na Natureza”.

Foto: Jorge Garcia (CM Porto)

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=carne&utm_campaign=sabordomes