
Os manuais escolares de que já não necessita podem ser depositados no Gabinete do Munícipe da Câmara do Porto. Também aí poderá levantar livros de que necessite para o ano letivo que se aproxima.
O Serviço Municipal de Apoio à Reutilização dos Livros Escolares (SMARLE) tem como principal objetivo promover a reutilização dos livros escolares, de forma totalmente gratuita, desenvolvendo assim o sentido de partilha e as boas práticas ambientais, de acordo com o lema “Reutilizar antes de reciclar”.
Em 2017, este serviço da Câmara do Porto recebeu 7.038 cidadãos, o que se traduziu no depósito de 21.418 livros e no levantamento de 6.523.
Os livros não reutilizáveis foram depois doados ao Banco Alimentar contra a Fome do Porto, no âmbito da campanha “Papel por Alimentos”, “num total de quase cinco toneladas (4.842 quilogramas), que os reciclou à razão de 80 euros por tonelada. Com a participação de todos, o SMARLE deseja em 2018 superar estes números”, lê-se no portal de notícias da Câmara do Porto.
Os manuais podem ser depositados no Gabinete do Munícipe (Praça General Humberto Delgado nº 266, de segunda a sexta-feira feira, à exceção dos feriados, entre as 9h e as 17h.
O SMARLE estará também presente na Feira do Livro do Porto, que vai decorrer nos Jardins do Palácio de Cristal, de 7 a 23 de setembro.