Sabor do Mês Setembro (talho) - PD

Porto inaugura memorial dedicado a Sophia de Mello Breyner Andresen

Porto inaugura memorial dedicado a Sophia de Mello Breyner Andresen

“Uma cameleira, cujas flores estavam entre as preferidas da poetisa, e uma estrutura em granito, com o verso: «Trazida ao espanto da luz»”, assim será o novo memorial dedicado a Sophia de Mello Breyner Andresen, que a cidade do Porto inaugura este sábado, 6 de novembro.

Situado nos jardins da Universidade Católica do Porto, o memorial, da autoria de Avelino Leite, pretende ser “um lugar de repouso e de contemplação, um convite para parar junto a um lugar de passagem: uma camélia dentro de um círculo”.

Oferecida pelo Jardim Botânico do Porto, a casa-quinta onde Sophia nasceu e passou a infância, a camélia constitui uma nova variedade, batizada com o verso “Trazida ao espanto da luz”.

“Sophia de Mello Breyner Andresen é uma figura única e incontornável da cultura portuguesa. Queremos que Sophia habite o campus da Católica no Porto e inspire a nossa missão de formar pessoas e de renovar o país e o mundo pela excelência do exemplo,” sublinhou Isabel Braga da Cruz, presidente da Universidade Católica no Porto.

O memorial foi projetado no âmbito da celebração do centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen, celebrado a 6 de novembro de 2019. Trata-se de uma iniciativa da Cátedra Poesia e Transcendência | Sophia de Mello Breyner Andresen, patrocinada pelo BPI | Fundação “La Caixa”.

A inauguração está marcada para as 12h00. A entrada é livre.

PUB
 www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=092022-bifedeatum&utm_campaign=sabordomes