PUB
CIN - Branco Perfeito

Porto inaugura “Casa dos Livros”

Porto inaugura “Casa dos Livros”

O primeiro dia de abril ficará marcado pela inauguração da “Casa dos Livros” do Porto, no Palacete Burmester, que será morada dos acervos documentais de algumas das principais figuras da cultura e literatura em Portugal, como Vasco Graça Moura, Herberto Helder, Manuel António Pina, Óscar Lopes e Eugénio de Andrade, depois da Câmara Municipal do Porto ter confiado o acervo do poeta ao equipamento.

O espaço, situado no número 1055 da Rua do Campo Alegre, vai ser inaugurado durante a tarde, 15h00, e contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

A nova “Casa dos Livros” – Centro de Estudos da Cultura em Portugal da Universidade do Porto pretende “promover atividades que impulsionem o estudo multifacetado e interdisciplinar, com novas leituras de obras, correntes de pensamento e ideias literárias e artísticas”.

Tendo em conta a “considerável tradição e reputação” da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, responsável pela gestão da Casa, no que diz respeito “à literatura, contribuindo para o ensino, estudo, desenvolvimento e divulgação desta área do conhecimento”, a Câmara Municipal do Porto decidiu entregar o acervo do poeta Eugénio de Andrade, referiu, aquando da votação da proposta, o presidente Rui Moreira.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Recorde-se que Eugénio de Andrade, pseudónimo de José Fontinhas, é um dos maiores poetas portugueses contemporâneos, com uma extensa obra traduzida para mais de 20 línguas, tendo recebido diversos prémios e distinções, dos quais se destaca o prémio Camões em 2001.

Com este depósito, que se repercute no apoio de 20 mil euros por ano, durante três anos, à “Casa dos Livros”, a autarquia refere que se garante o “tratamento, estudo, promoção, divulgação e disponibilização ao público de todos os fundos documentais em formato físico e digital do poeta do Porto”.

A Casa dos Livros contará também com a organização de exposições, cursos livres, visitas guiadas e outras atividades de interesse para a cidade. Os interessados poderão visitar o seu espólio todos os dias úteis, entre as 14h30 e as 17h30.

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem