RECHEIO 50 ANOS

Porto ganha mais quartos para estudantes

Porto ganha mais quartos para estudantes

O aumento do número de estudantes nacionais e internacionais no Ensino Superior no Porto tem disparado a procura pelo número de quartos. Este mês, a cidade ganhou 212 novos quartos para estudantes, no âmbito da nova residência estudantil, recentemente inaugurada.

A Odalys Porto Granjo Centro está situada perto da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e nasce através de uma reabilitação no edifício, na Rua António Granjo, promovido por um consórcio belga e francês, formado pelas empresas Promiris e CETIM e pelo grupo Odalys.

A Câmara Municipal do Porto, que apoiou a intervenção, indica que a residência está “totalmente equipada e mobilada”, com espaços divididos entre “entre zonas de dormir, casa de banho, espaço para refeições com kitchenette e zona de trabalho com ligação a internet de alta velocidade”.

“Os estudantes têm ainda à disposição serviços de receção e segurança 24h, serviço de limpeza, lavandaria, cafetaria, ginásio, sala de convívio, áreas de coworking e um jardim com 2.000 m2”, acrescenta.

A reabilitação realizada envolveu a transformação de todo o espaço interior, com a criação de “espaços inteligentes e confortáveis, partilhados e conectados”, salientou Laurent Dusollier, diretor geral do Grupo Odalys, acrescentando que, no exterior, foi mantida a arquitetura original, inclusive a “fachada e a chaminé industrial”.

O edifício, segundo adiantou, em declarações ao Porto., está mais “moderno e jovem”, pelo que acredita que vem “potenciar o espaço onde está inserido, reconstruindo um local que estava devoluto e dando-lhe uma nova vida e dinâmica”.

De referir que dos 212 quartos, 20 têm “caráter de alojamento turístico”.

O consórcio já está a perspetivar novos espaços para o próximo ano.

Foto: Andreia Merca

PUB
 www.pingodoce.pt/responsabilidade/bairro-feliz/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=votacao&utm_campaign=bairrofeliz