CMPorto

Porto, Gaia e Gondomar idealizam nova via alternativa à VCI

Porto, Gaia e Gondomar idealizam nova via alternativa à VCI

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, avançou esta segunda-feira que está a ser pensada, com os seus homólogos de Gaia e Gondomar, uma “via intermédia” para fazer face ao excesso de trânsito na Via de Cintura Interna (VCI).

À margem da reunião do executivo, Rui Moreira, revelou que na semana passada foi convocado para uma reunião com o presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, e com o presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins.

Segundo a Lusa, o autarca explicou, que nessa reunião foi apresentada “uma ideia para uma eventual construção de uma via intermédia que permitisse do lado sul descarregar o trânsito que hoje passa pelas pontes da Arrábida e do Freixo”.

“Seria aquela autoestrada que liga da Ponte da Arrábida ao Hospital de Matosinhos e que depois engrena na parte do Freixo. Seguir em frente, passar numa série de vias que já há ali construídas, passar numa ponte algures por Avintes [Gaia], teria de ser construída uma nova ponte, e depois entrar na circular do Porto, fazendo circular o trânsito junto ao túnel de Ermesinde que está a ser alargado. A partir daí era fácil ligar à A4”, esclareceu Rui Moreira.

Apesar de ainda não haver desenho, o presidente do município portuense considerou esta uma “ideia interessante”, dado que a circular atual “é excessivamente excêntrica e obriga a que os veículos pesados façam muitos quilómetros a mais”.

Citado pela agência de notícias, Rui Moreira, lembrou que, caso seja concretizado, se trata de um projeto para o qual é preciso “muito dinheiro”. “Seguramente mais de 100 milhões de euros”, afirmou, salientando que serão também necessários, pelo menos, “três anos” para a empreitada.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes