PUB
PD - Revista Sabe Bem

Porto Femme invade ecrãs da cidade com 126 filmes em competição

Porto Femme invade ecrãs da cidade com 126 filmes em competição

A 6ª edição do Porto Femme – Festival Internacional de Cinema no feminino está de regresso à cidade entre os dias 18 e 23 de abril. O Batalha Centro de Cinema, Casa Comum, Selina, Universidade Lusófona, Maus Hábitos, Miras Artes Performativas, Universidade Fernando Pessoa e Casa das Associações foram os locais escolhidos para acolher o evento.

O programa que, pretende homenagear as mulheres cineastas, é composto por 126 filmes, oriundos de 41 países, 21 dos quais em estreia internacional e 36 em estreia nacional. Os seis dias de Porto Femme incluem também sessões competitivas, workshops, mostras, homenagens, debates, exposições e concertos.

Estarão ainda presentes 39 realizadoras convidadas para momentos de conversa e encontros com o público. A iniciativa arranca no dia 18, às 21h15, no Batalha Centro de Cinema, com a exibição do filme “Housemaid #2”, de Roxanne Stam, e posteriormente um concerto de Ana Lua Caiano.

Entre as mulheres-cineastas homenageadas este ano o destaque vai para duas figuras incontornáveis do cinema português: a atriz portuguesa Adelaide Teixeira, com a exibição do filme-retrato “O Estranho Caso de Adelaide” realizado por Inês Oliveira, seguido de uma conversa entre a atriz e Valter Hugo Mãe; e a realizadora Solveig Nordlund, com a exibição do filme “Aparelho Voador a Baixa Altitude” (2002), seguido de uma conversa com a realizadora moderada por Ana Sofia Pereira.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

As mulheres cineastas iranianas são também lembradas nesta edição com uma seleção de curtas-metragens recentes “que exploram temas de exílio, violência sexual, deslocamento e deslocação, linhagens feministas familiares e não-familiares e representações cinematográficas de intimidade. Este programa é uma prova da generosidade e coragem das realizadoras, numa altura em que muitos artistas não estão disponíveis para o fazer, temendo pela sua segurança.”

Será também feita uma viagem integral pela obra da, realizadora e poeta brasileira, Maria Clara Escobar. “Neste ciclo, que tem lugar na Casa Comum, vão ser apresentados todos os filmes da realizadora, nomeadamente as longas-metragens «Desterro» e «Os Dias Com Ele», e as curtas «Passeio de Família» e «Onde Habito».

Além da projeção dos seus filmes, no dia 21, às 18h15, a realizadora vai estar disponível para falar com o público, numa conversa moderada por Júlia Marques, doutoranda em Media Artes na Universidade da Beira Interior.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem