PUB
Recheio 2024 Profissional

Porto Femme está de regresso à Invicta

Porto Femme está de regresso à Invicta

Dar visibilidade às cineastas portuguesas é um dos objetivos do Porto Femme – Festival Internacional de Cinema, iniciativa que apresenta, até 10 de outubro, mais de uma centena de filmes, oriundos de 39 países, em vários locais da Invicta.

Inicialmente marcado para junho de 2020, o festival Porto Femme foi adiado devido à pandemia de Covid-19, estando agora de regresso à cidade, com um vasto programa. A organização do festival selecionou 127 filmes, oriundos de 39 países, de um total de 575 recebidos. As sessões decorrem no Cinema Trindade, Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto, Maus Hábitos – Espaço de Intervenção Cultural e Zero Lodge Box Porto.

A exibição dos filmes selecionados, de realizadoras portuguesas e estrangeiras, pretende sensibilizar, informar e despertar o público para as questões sociais e políticas que afetam as mulheres em todo o mundo. O evento procura dar palco à luta feminista, na sua diversidade. “Empoderamento” e “igualdade” são as palavras de ordem, no universo cinematográfico celebrado.

Além das sessões competitivas, entre os formatos presencial e online, o Porto Femme inclui ainda workshops, mostras e exposições, debates e sessões de perguntas e respostas.

Destaque para a homenagem à atriz e encenadora Fernanda Lapa, distinguida com o Prémio Homenagem Mulher-Cineasta pela sua versátil carreira e luta fundamental pela cultura e inclusão de mulheres no mundo das artes. A sessão de homenagem a Fernanda Lapa decorre no dia 8 de outubro, às 21h30, no Cinema Trindade, onde será exibido o documentário ‘Mulheres no Palco’ de Luísa Sequeira e Luísa Pinto, contando com a presença de ambas.

Já no que diz respeito aos workshops, “A Casa e o Mundo”, ministrado por Catarina Mourão, a decorrer entre os dias 7 e 10 de outubro, na Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto, visa a construção de trabalhos cinematográficos próprios, com base em excertos de filmes da cineasta. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“Feminismo, Cinema e Cultura Pop”, conduzido por Antonella Estévez, cineasta e jornalista chilena, em formato online, nos dias 12 e 19 de outubro, pretende olhar às representações históricas de homens e mulheres nos vários discursos cinematográficos e refletir sobre os principais estereótipos de género no cinema. 

A Casa das Associações, na Rua Mouzinho da Silveira, acolhe uma exposição dedicada à pintura, fotografia e ilustração, com obras de uma dezena de artistas. É uma seleção de quase 30 trabalhos; diferentes retratos do período de confinamento e respetivo impacto na criação artística e criativa. 

Com entrada livre, a exposição estimula, também, a reflexão acerca da importância da arte para a saúde mental, num momento singular. 

De referir que o Porto Femme está organizado de acordo com todas as regras da Direção-Geral de Saúde, como o uso obrigatório de máscara, a redução da lotação das salas e espaços fechados e a higienização frequente dos espaços e superfícies.

O programa completo pode ser consultado aqui.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem