PUB
Sogrape - Mateus Rosé

Porto faz parte da rede de “cidades-berço” para os próximos unicórnios europeus

Porto faz parte da rede de “cidades-berço” para os próximos unicórnios europeus

A Startup Cities Alliance coloca o Porto entre as 13 cidades europeias que serão o berço das 132 empresas unicórnio que vão nascer na Europa nos próximos anos.

Porto e Lisboa estão na rede Startup Cities Alliance (SCALE), ao lado de Amesterdão, Antuérpia, Barcelona, Berlim, Colónia, Hamburgo, Helsínquia, Munique, Roma, Estocolmo e Viena.

Estas cidades poderão ser berços preferenciais para alguns dos próximos unicórnios europeus, conclui o relatório da SCALE, uma rede europeia que junta cidades referenciadas pelos seus hubs de startups e da qual as duas cidades portuguesas fazem parte.

De acordo com o mapa organizado pela SCALE e pela tecnológica holandesa holandesa Dealroom.co, esta aliança europeia é a quinta maior “maternidade” de unicórnios, apresentando, neste momento, 54 empresas dessa dimensão. No entanto, estas cidades poderão servir de lugar de nascimento a 132 startups avaliadas em mais de 1.000 milhões de euros nos próximos anos.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

As startups fundadas nas cidades da SCALE, desde o ano 2000, valem um total de 350 mil milhões de euros, arrecadaram aproximadamente 27 mil milhões em financiamento de capital de risco nos últimos cinco anos, e são responsáveis por cerca de 300 mil empregos, número sempre em crescimento, aponta o documento, segundo indica o Porto..

O relatório diz ainda que sete das 10 empresas de software mais valiosas da Europa estão sediadas nas cidades que integram a rede SCALE. Esta rede de cidades poderá ultrapassar concorrentes mundiais nos próximos anos, chegando mesmo a disputar o primeiro lugar com os Estados Unidos e a China.

“A maioria concorda que 2020 foi disruptivo, difícil e isolado para muitos de nós na Europa, mas ao mesmo tempo percebemos que se abriu um caminho para maior criatividade, conectividade e colaboração, especialmente entre a indústria de tecnologia. A rede de cidades Scale tem tentado tirar o melhor proveito da pandemia, utilizando-a como um catalisador para fortalecer a cooperação entre nós e trabalhar mais para viabilizar oportunidades para as nossas startups no continente”, assinala Kriya Mehta, responsável pelas Relações Internacionais da Startup Amsterdam, citado pelo Porto..

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem