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Porto Fashion Makers pretende mostrar “talentos invisíveis” da cidade

Porto Fashion Makers pretende mostrar

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A plataforma Porto Fashion Makers é lançada no sábado e promete revelar os talentos escondidos e invisíveis da cidade, que tem potencial para ser “criadora de tendências” a nível internacional.

Sob o mote “Are you a Maker?”, o próximo dia 18 de outubro marca o dia do lançamento do Porto Fashion Makers. O encontro integra conversas sobre questões como: “O Porto está na Moda?”, “Porque é que o Porto está na Moda? e “O que está na Moda no Porto?”. A intenção é discutir a dinâmica atual da cidade e o peso dos seus criativos e da indústria, principalmente da área da Moda, na construção do Porto como marca e como Cidade Moda.
Para Joana Campos Silva, mentora do projeto, “o mercado internacional já nos reconhece a capacidade de saber fazer. Queremos que também reconheça a capacidade de criar. Tal como [várias marcas e empresas] vêm cá [a Portugal] para produzir, queremos mostrar que sabemos ser criativos a vários níveis”.
A responsável, em declarações à agência Lusa, defendeu que o Porto tem o mesmo potencial e conteúdo para ser “criadora de tendências”, como o são Paris e Milão.
“Há cerca de cinco anos estamos a trabalhar na área da moda, fomos percebendo as mais-valias que existem na cidade e identificamos casos de sucesso, talentos invisíveis do Porto” que, por exemplo, trabalharam para Karl Lagarfeld, Prada e Lacoste, acrescentou Joana Campos Silva.
A provar que no Porto “há uma enorme quantidade de talento que é invisível” e que é necessário divulgar, a nova plataforma conta já com os projetos e ideias de 180 de Fashion Makers da cidade e do Norte de Portugal. Para Joana Campos Silva, um Fashion Maker “é uma pessoa que traz mais-valias ao território, trabalha na área da comunicação, tem um produto diferenciado e uma visão internacional”.
Dividida em quatro módulos – identificação dos talentos da cidade, negócios que estão a acrescentar valor ao território e que trazem novos conceitos, bairros de moda que surgiram como consequência e tendências da cidade -, a plataforma online será, a partir deste sábado, acessível a todos os que se identifiquem com o projeto e lá pretendam divulgar as suas ideias.
A cerimónia de apresentação da plataforma contará com a presença de oito oradores (como Eduardo Aires, criador da nova imagem do Porto; Tiago Castro, responsável pela Farfetch, e Filipe Araújo, vereador da Inovação da Câmara do Porto) que irão “contextualizar as mudanças que estão a acontecer” na cidade.
O Porto Fashion Makers decorre a partir das 15h00 no espaço OPO’Lab e contará com a música do DJ Set Line of Two de Miguel Flor e Nuno Paiva.

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