O Porto Extreme XL Lagares está de regresso na tarde deste sábado, 12 de maio, para o tradicional Prólogo disputado na Ribeira do Porto. Com uma lista recorde de 240 participantes de 21 nacionalidades, a festa está garantida.
Motivos não faltam para comparecer a este evento, a começar pela maior e melhor lista de inscritos alguma vez apresentada por esta prova, que este ano tem honras de abertura do recém-criado World Enduro Super Series (WESS), um campeonato que agrega todas as disciplinas do Enduro e que junta, pela primeira vez, as principais equipas oficiais do pelotão internacional.
O cartaz desta edição apresenta 240 participantes, em representação de 21 nacionalidades, no conjunto das cinco classes que compõem o vasto pelotão (PRO, Expert, Hobby, XL e Veteranos).
A classe principal (PRO), “aquela que junta os melhores e mais experientes pilotos, junta este ano 40 inscritos, incluindo todos os principais pretendentes ao primeiro título da WESS. Esta será, aliás, a primeira vez em 14 edições que a etapa portuguesa receberá a presença de todos os representantes que integram as diferentes equipas oficiais e de fábrica do pelotão, casos da KTM, Husqvarna, Sherco, Beta e Gas Gás”, revela nota enviada às redações.
O prólogo na Ribeira
Disputada ao longo de três dias (11, 12 e 13 de maio), a 14.ª edição da Porto Extreme XL fará a sua habitual incursão pela zona histórica do Porto na tarde do próximo sábado, 12 de maio, com o tradicional Prólogo desenhado no cais da Ribeira.
A competição decorrerá entre as 14h00 e as 19h00 de sábado, iniciando-se com as classes amadoras (Hobby, XL e Veteranos), num percurso mais curto, apenas junto ao rio. As classes Expert e PRO iniciarão a prova a partir das 16h00, num percurso mais longo e desafiante que incluirá as tradicionais passagens pelas escadarias do Barredo, Codeçal e Guindais.
Os dez mais rápidos da classe PRO farão ainda uma última volta em conjunto, naquele que promete ser o momento mais intenso deste Prólogo.
Após a cerimónia de pódio, os concorrentes seguem para a aldeia de Quintandona, em Penafiel, onde a partir das 20h00 realizarão uma prova noturna. A corrida principal está marcada para a manhã de domingo, também com partida e final na aldeia histórica de Quintandona.
Portugal, Áustria, França, Roménia, Polónia, Suécia e Holanda são os países que acolhem os sete eventos que compõem o calendário desta primeira edição do World Enduro Super Series (WESS), campeonato que se estenderá entre maio e novembro deste ano.