PUB
Recheio 2024 Institucional

Porto esteve em destaque na Catalunha por este motivo

Porto esteve em destaque na Catalunha por este motivo

O Porto, reconhecido como uma referência na experimentação tecnológica, apresentou em Barcelona a sua dinâmica na utilização de ambientes reais para teste de tecnologias emergentes.

Convidado pelo Ajuntament de Barcelona, o vice-presidente da Câmara do Porto partilhou a estratégia municipal que transforma a cidade num polo de inovação, tecnologia e progresso social e económico.

Desde 2013, o Porto adotou o conceito de “laboratório vivo”, uma abordagem que, segundo Filipe Araújo, tem permitido transformar desafios quotidianos em oportunidades para gerar conhecimento, ciência, negócios e soluções de elevado impacto, melhorando a qualidade de vida dos cidadãos.

Esta estratégia envolve o ecossistema local, incluindo academia, investigação e desenvolvimento (I&D), empresas, associações, o universo municipal e os próprios munícipes.

Filipe Araújo, também responsável pela Inovação e Transição Digital, participou numa mesa-redonda sobre o guia “Sandbox: entender e implementar. Guia para ambientes de teste controlados”, criado pelo Ministério da Ciência, da Inovação e das Universidades espanhol.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Na sessão, estiveram presentes a vice-presidente de Barcelona, Laia Bonet, e representantes políticos de Valência e Alcoy. Sob o tema “Experiências da Administração Local: Regulamentação, habilitação e ativação de ambientes de ensaio controlados nas cidades”, o vice-presidente do Porto apresentou a cidade como um “Playground for Innovation”, um espaço aberto e desafiante para a inovação.

O programa CityXperiment, uma iniciativa transformadora concebida inicialmente para os participantes da European Innovation Academy, foi destacado como um exemplo de aceleração da inovação urbana.

O programa promove a colaboração entre empresas, autoridades municipais, instituições académicas e mentes criativas, oferecendo uma plataforma para jovens estudantes e investigadores desenvolverem novos produtos e serviços, abordarem desafios locais e criarem parcerias duradouras. Esta abordagem visa melhorar a acessibilidade e inclusão, complementando o conceito tradicional de laboratório vivo.

O vice-presidente mencionou ainda a importância dos projetos financiados para a implementação desta estratégia, destacando o impacto do projeto CommuniCity. Este projeto tem como objetivo fomentar soluções tecnológicas inovadoras que combatam as vulnerabilidades da comunidade de Campanhã, reforçando o compromisso do Porto em usar a inovação para resolver problemas sociais e económicos locais.

Fotografia: DR Porto.
PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil