Cerca de 250 especialistas nacionais e internacionais estão a participar em quase cem discussões centradas no futebol, na terceira edição da Thinking Football Summit, que decorre no Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, no Porto, até sábado. O presidente da Câmara Municipal, Rui Moreira, marcou presença no início do evento.
Rui Moreira destacou o sucesso crescente desta iniciativa: “Vejo com muita satisfação que este evento, que começou há três anos, tem sido um sucesso. Um evento de futebol, o desporto que tantos apaixona, e que garante que o nosso país é competitivo numa indústria tão exigente a nível mundial”.
O presidente revelou ainda a intenção de renovar o protocolo com a Liga Portugal para garantir que a cidade continue a acolher este evento.
Segundo um estudo realizado pelo Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM), a cimeira terá um impacto económico superior a 3,5 milhões de euros. Moreira salientou a importância de acompanhar as discussões e perceber que o futebol, enquanto indústria, está a evoluir: “É uma indústria tão importante para tanta gente e é neles que devemos pensar e dar condições para continuar a crescer”. (via Porto.)
Para Rui Moreira, a renovação dos quadros dirigentes e a captação de novos públicos são sinais de otimismo. “O futebol é um desporto baseado no fair play e na competição”, frisou. Acrescentou ainda que é essencial continuar a promover um desporto em que todos acreditem, sendo eventos como este parte importante desse objetivo.
Por sua vez, Pedro Proença, presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, destacou os valores de “união, liderança e visão” como fundamentais para definir a Thinking Football Summit: “De Portugal para o mundo, queríamos que fosse um espaço que abraçasse e liderasse a discussão em torno dos grandes desafios do futebol. Passados três anos, esse objetivo está alcançado”,
O ministro dos Assuntos Parlamentares também participou na cerimónia de abertura, referindo-se ao evento como um exemplo da importância do futebol na sociedade portuguesa. Pedro Duarte sublinhou que o futebol tem o poder de inspirar e destacou o crescimento do futebol feminino como uma razão para sentir orgulho. Concluiu afirmando que esta indústria é também uma força motriz para a inclusão, e devemos continuar a seguir este caminho.
A edição deste ano da Thinking Football Summit conta com a presença de figuras como Deco, antigo jogador do FC Porto, e representantes de clubes internacionais de renome, como Botafogo, Bayern de Munique, River Plate, PSG, Juventus e Tottenham.