A Europa, com a sua rica história, cultura vibrante e paisagens deslumbrantes, há muito se estabeleceu como um destino obrigatório para viajantes de todas as partes do mundo. Embora o turismo seja um motor económico vital, muitas das cidades mais icónicas do continente estão a enfrentar desafios decorrentes do excesso de visitantes. Locais como os românticos canais de Veneza e as ruas medievais de Bruges lutam para lidar com a pressão do turismo de massas.
A plataforma de reservas Holidu elaborou um estudo para identificar as cidades europeias com a maior proporção de turistas em relação à sua população local. Baseando-se em dados do Euromonitor International, este estudo comparou o número de chegadas em 2023 com o número de residentes de cada cidade. Se estiveres a planear uma viagem e preferes evitar multidões, fica a conhecer as cidades mais sobrelotadas deste verão.
De acordo com a análise da Holidu, duas cidades portuguesas destacam-se neste ranking: Lisboa e Porto. Ambos os destinos figuram na lista das cidades europeias com mais turistas por habitante. Mas em que posições se encontram? Antes de revelarmos o top 10, é importante compreender os critérios utilizados. Além de considerar o número de turistas por habitante, foram tidos em conta os destinos mais populares segundo os guias The Savy Backpacker e Air Mundo.
Aqui está o top 10 das cidades mais saturadas de turistas por habitante:
Dublin (Irlanda) – 9 turistas por habitante
Dubrovnik (Croácia) – 27 turistas por habitante
Rodes (Grécia) – 26 turistas por habitante
Veneza (Itália) – 21 turistas por habitante
Heraklion (Grécia) – 18 turistas por habitante
Florença (Itália) – 12 turistas por habitante
Reykjavik (Islândia) – 12 turistas por habitante
Amesterdão (Países Baixos) – 12 turistas por habitante
Lisboa (Portugal) – 11 turistas por habitante
Porto (Portugal) – 10 turistas por habitante