PUB
Galiza2

Porto em “festa” terá mais de 50 atividades no último fim de semana do mês

Porto em

O Dia Nacional dos Centros Históricos será festejado no Porto com um programa recheado de atividades entre os dias 28 e 30 de março (sexta-feira a domingo). Durante este período, mais de 50 iniciativas vão animar vários espaços do centro histórico, proporcionando ao público visitas guiadas, exposições, workshops, teatro, música, dança e oficinas interativas.

A programação inclui oportunidades únicas para explorar locais emblemáticos, como a Casa do Infante e o Museu do Centro Hospitalar do Porto, que estarão de portas abertas ao público (via Câmara do Porto).

Sob a coordenação do Município do Porto, e com o envolvimento de 27 entidades e o apoio da Ágora, a cidade volta a celebrar esta data com um vasto leque de eventos culturais, a maioria de participação gratuita, embora algumas atividades requeiram inscrição prévia.

Concerto de Abertura e Homenagem a Carlos Paredes

A Praça Parada Leitão será palco do concerto inaugural, no dia 28 de março, às 19h00, com a atuação de Ricardo Ribeiro. Acompanhado por José Manuel Neto (guitarra portuguesa), Carlos Manuel Proença (viola de fado) e Didi Pinto (baixo), o artista prestará homenagem a Carlos Paredes, celebrando o centenário do mestre da guitarra portuguesa. O espetáculo é de entrada livre, promovido pela empresa municipal Ágora – Cultura e Desporto.

Percursos Guiados e Experiências Interativas

As visitas guiadas são um dos destaques do programa. No dia 30 de março, um percurso dedicado à tradição cerâmica da cidade, intitulado “Miragaia e a Cerâmica: passado e presente”, levará os participantes a conhecer a Fábrica de Louça de Miragaia e a explorar a produção artesanal contemporânea no Atelier “Os Arcos de Miragaia”, onde poderão experimentar a modelação de barro. A atividade é gratuita, mas exige inscrição até 27 de março via [email protected].

Já a Torre e Museu dos Clérigos abrem as suas portas para visitas comentadas nos dias 29 e 30 de março, com horários entre as 10h e as 11h, repetindo das 16h às 17h. As inscrições podem ser feitas através do site oficial www.torredosclerigos.pt.

Outra proposta interativa acontece no Museu Guerra Junqueiro, no dia 29 de março, com o workshop “Inventário | Azulejos de papel”, onde os participantes irão criar carimbos personalizados inspirados na azulejaria portuense. Esta oficina, com um limite de 15 participantes, requer inscrição prévia.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Espaços Históricos Abertos ao Público

No fim de semana das comemorações, o Quartel do Carmo, sede do Comando Territorial da GNR, permitirá aos visitantes conhecer as suas instalações e assistir a demonstrações e batismos a cavalo, bem como à atuação da Charanga a Cavalo da GNR. O espaço estará aberto nos dias 29 e 30 de março, das 10h às 13h e das 14h às 18h.

A Porto Vivo, SRU, empresa responsável pela reabilitação urbana, organiza uma conferência sobre o tema “O que é uma casa?”, que decorrerá na Casa do Infante, no dia 29 de março, das 11h30 às 12h30. No mesmo dia, entre as 10h30 e as 16h00, será possível conhecer um dos seus projetos mais recentes na Viela de S. Lourenço, onde serão abordadas questões culturais e patrimoniais associadas à regeneração da cidade.

História, Literatura e Música na Celebração do Centro Histórico

No domínio das visitas temáticas, a Igreja de São José das Taipas propõe um percurso intitulado “A irmandade e a ligação ao sufrágio da Ponte das Barcas”, no dia 29 de março, das 9h às 11h. A participação tem um custo simbólico de 1 euro, destinado ao restauro da tela do altar-mor, e requer inscrição prévia via [email protected].

Já a literatura inspira a caminhada “O Porto de Júlio Dinis”, promovida pelo Museu e Bibliotecas do Porto, que levará os participantes por locais mencionados na obra do escritor portuense. O trajeto começa na Biblioteca de Assuntos Portuenses/Casa do Infante, passa pela Rua do Infante D. Henrique e pela Igreja de S. Nicolau, terminando junto à Igreja de S. Francisco. Esta atividade, orientada por Graça Lacerda, é gratuita, mas requer inscrição prévia.

A música será uma constante ao longo do evento, com várias atuações a animar diferentes pontos da cidade. No dia 29 de março, das 16h às 17h, o Coro do Centro Histórico do Porto sobe ao palco no Palácio das Artes, na Rua das Flores.

Para quem quiser explorar ao detalhe todas as propostas, o programa completo do Dia Nacional dos Centros Históricosestá disponível para consulta.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer