
O Dia Nacional dos Centros Históricos será festejado no Porto com um programa recheado de atividades entre os dias 28 e 30 de março (sexta-feira a domingo). Durante este período, mais de 50 iniciativas vão animar vários espaços do centro histórico, proporcionando ao público visitas guiadas, exposições, workshops, teatro, música, dança e oficinas interativas.
A programação inclui oportunidades únicas para explorar locais emblemáticos, como a Casa do Infante e o Museu do Centro Hospitalar do Porto, que estarão de portas abertas ao público (via Câmara do Porto).
Sob a coordenação do Município do Porto, e com o envolvimento de 27 entidades e o apoio da Ágora, a cidade volta a celebrar esta data com um vasto leque de eventos culturais, a maioria de participação gratuita, embora algumas atividades requeiram inscrição prévia.
Concerto de Abertura e Homenagem a Carlos Paredes
A Praça Parada Leitão será palco do concerto inaugural, no dia 28 de março, às 19h00, com a atuação de Ricardo Ribeiro. Acompanhado por José Manuel Neto (guitarra portuguesa), Carlos Manuel Proença (viola de fado) e Didi Pinto (baixo), o artista prestará homenagem a Carlos Paredes, celebrando o centenário do mestre da guitarra portuguesa. O espetáculo é de entrada livre, promovido pela empresa municipal Ágora – Cultura e Desporto.
Percursos Guiados e Experiências Interativas
As visitas guiadas são um dos destaques do programa. No dia 30 de março, um percurso dedicado à tradição cerâmica da cidade, intitulado “Miragaia e a Cerâmica: passado e presente”, levará os participantes a conhecer a Fábrica de Louça de Miragaia e a explorar a produção artesanal contemporânea no Atelier “Os Arcos de Miragaia”, onde poderão experimentar a modelação de barro. A atividade é gratuita, mas exige inscrição até 27 de março via [email protected].
Já a Torre e Museu dos Clérigos abrem as suas portas para visitas comentadas nos dias 29 e 30 de março, com horários entre as 10h e as 11h, repetindo das 16h às 17h. As inscrições podem ser feitas através do site oficial www.torredosclerigos.pt.
Outra proposta interativa acontece no Museu Guerra Junqueiro, no dia 29 de março, com o workshop “Inventário | Azulejos de papel”, onde os participantes irão criar carimbos personalizados inspirados na azulejaria portuense. Esta oficina, com um limite de 15 participantes, requer inscrição prévia.
Espaços Históricos Abertos ao Público
No fim de semana das comemorações, o Quartel do Carmo, sede do Comando Territorial da GNR, permitirá aos visitantes conhecer as suas instalações e assistir a demonstrações e batismos a cavalo, bem como à atuação da Charanga a Cavalo da GNR. O espaço estará aberto nos dias 29 e 30 de março, das 10h às 13h e das 14h às 18h.
A Porto Vivo, SRU, empresa responsável pela reabilitação urbana, organiza uma conferência sobre o tema “O que é uma casa?”, que decorrerá na Casa do Infante, no dia 29 de março, das 11h30 às 12h30. No mesmo dia, entre as 10h30 e as 16h00, será possível conhecer um dos seus projetos mais recentes na Viela de S. Lourenço, onde serão abordadas questões culturais e patrimoniais associadas à regeneração da cidade.
História, Literatura e Música na Celebração do Centro Histórico
No domínio das visitas temáticas, a Igreja de São José das Taipas propõe um percurso intitulado “A irmandade e a ligação ao sufrágio da Ponte das Barcas”, no dia 29 de março, das 9h às 11h. A participação tem um custo simbólico de 1 euro, destinado ao restauro da tela do altar-mor, e requer inscrição prévia via [email protected].
Já a literatura inspira a caminhada “O Porto de Júlio Dinis”, promovida pelo Museu e Bibliotecas do Porto, que levará os participantes por locais mencionados na obra do escritor portuense. O trajeto começa na Biblioteca de Assuntos Portuenses/Casa do Infante, passa pela Rua do Infante D. Henrique e pela Igreja de S. Nicolau, terminando junto à Igreja de S. Francisco. Esta atividade, orientada por Graça Lacerda, é gratuita, mas requer inscrição prévia.
A música será uma constante ao longo do evento, com várias atuações a animar diferentes pontos da cidade. No dia 29 de março, das 16h às 17h, o Coro do Centro Histórico do Porto sobe ao palco no Palácio das Artes, na Rua das Flores.
Para quem quiser explorar ao detalhe todas as propostas, o programa completo do Dia Nacional dos Centros Históricosestá disponível para consulta.