
A Universidade do Porto (UP) consolidou a sua posição entre as melhores instituições de ensino superior do mundo, de acordo com a edição de 2025 do QS World University Rankings by Subject. Este ano, a universidade destaca-se em 31 das 55 áreas analisadas, um marco inédito na sua trajetória, e assume a liderança nacional em 15 dessas disciplinas.
Entre os cursos com melhor classificação, três figuram entre os 100 melhores do mundo: Arquitetura, Ciências Farmacêuticas e Engenharia Civil. O último curso mencionado regressa ao top 100 após um ano de ausência (via Câmara do Porto).
Além disso, a UP mantém-se entre as 200 melhores em num conjunto mais amplo de 13 áreas, incluindo Agricultura, Desporto, Ciência de Materiais, Educação, Engenharia Elétrica e Eletrônica, e Psicologia, entre outras.
A abrangência do reconhecimento internacional da instituição estende-se ainda a diversas outras áreas, com classificações entre as 201 e as 300 melhores do mundo, incluindo Ciências Biológicas, Geografia, Medicina, Química e Matemática.
Em áreas como Ciência de Computadores e Sistemas de Informação, Gestão, Sociologia e Economia, a universidade encontra-se no grupo das 350 a 450 melhores.
Conforme relata o município, o desempenho da UP em 2025 supera os anos anteriores, ao ultrapassar a marca de 28 áreas representadas no ranking em 2023 e 27 em 2022 e 2024. Este ano, foram 31 as áreas representadas no ranking.
Em contexto nacional, a Universidade do Porto destaca-se como a melhor do país em 15 áreas, algumas de forma isolada e outras empatadas com outras instituições.
Entre as disciplinas onde assume a liderança estão Arquitetura, Arte e Design, Ciências Farmacêuticas, Enfermagem e Engenharia Civil, além de dividir o topo do ranking nacional em Agricultura, Ciências Biológicas, Ciência dos Materiais, Educação e Medicina.
No panorama global, Harvard continua a dominar quatro das cinco grandes áreas do ranking, incluindo Artes e Humanidades, Ciências da Vida e Medicina, Ciências Naturais e Ciências Sociais e Gestão. Já o MIT mantém-se na liderança em Ciências Naturais e Engenharia e Tecnologia.