Revista Sabe Bem (Setembro/Outubro) - PD

Porto eleita uma das melhores cidades do mundo

Porto eleita uma das melhores cidades do mundo

A cidade do Porto foi eleita a melhor nona cidade do mundo, de acordo com a revista Time Out, no âmbito do inquérito lançado anualmente sobre “Qual é a melhor cidade do mundo?”.

De acordo com a publicação, cerca de 73% dos residentes do Porto afirmou que a sua cidade é ótima para a cultura e que, mesmo durante a pandemia, é difícil de discordar. “No ano que passou, os artistas de graffiti do Porto estiveram mais ativos do que nunca, preenchendo as ruas com cor, enquanto as nossas imensas galerias estiveram também surpreendentemente ativas”, lê-se.

Além disso, acrescenta ainda, a cidade também “começou a devolver espaço público aos cidadãos, com um esforço de pedonalização, mais infraestrutura ciclável, esplanadas ampliadas e novos jardins comunitários”. “Fomos a concertos em parques, comprámos livros à sombra de árvores, apoiámos os negócios locais e descobrimos outros novos. Muitas pessoas começaram a cozer pão, bolos e bolachas em casa, e agora muitos deles tornaram-se profissionais”.

A autora, Ana Patrícia Silva, enaltece ainda na publicação o Maus Hábitos, um espaço “artístico inclusivo” que se manteve durante a pandemia. “Enquanto a maioria dos bares esteva fechado, foi um oásis cultural de concertos, espetáculos, projeções, exposições, noites de poesia e comédia – com boa pizza e cerveja artesanal”, descreve ainda.

A cidade portuense destacou-se também no que respeita às novas amizades, tendo sido eleito pelos inquiridos, com 62% dos votos, como a segunda cidade mundial mais votada para fazer novos amigos, depois de Manchester.

O título de “melhor cidade do mundo” foi atribuído à cidade de São Francisco, na Califórnia. O pódio inclui a cidade de Amesterdão, na Holanda, que ficou em segundo lugar, e Manchester, no Reino Unido, em terceiro.

Com um total de 37 cidades destaques, o ranking da TimeOut inclui ainda outro nome português, Lisboa, a quem foi atribuído o 21.º lugar.

Foto: Miguel Nogueira (CM Porto)

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/um-regresso-saboroso-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=23092022-edicao69utm_campaign=sabebem