CMPorto

Porto eleito um dos melhores municípios para viver

Porto eleito um dos melhores municípios para viver

O município do Porto está entre os melhores municípios para viver, para visitar e para fazer negócios. O reconhecimento foi conhecido esta terça-feira e surge no âmbito da sétima edição do “Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking”, elaborado, anualmente, pela consultora Bloom Consulting.

Ao lado da Invicta surge a cidade de Lisboa, com as duas a liderar o ranking em todas as vertentes.

No campo dos “melhores concelhos para viver” destacam-se Lisboa, Porto, Coimbra, Braga e Viseu. Por sua vez, no que respeita ao “turismo”, aos dois concelhos com maior população, seguem-se Funchal, Cascais e Portimão. Já nos “negócios”, o destaque vai para Lisboa, Porto, Cascais, Vila Nova de Gaia e Coimbra.

No “ranking” geral que leva em consideração todas estas vertentes estão Lisboa, Porto, Cascais, Braga e Coimbra, o mesmo “top 5” do estudo anterior, publicado em 2019.

De acordo com informação avançada pelos vários órgãos de comunicação, a análise em causa baseia-se exclusivamente em dados quantitativos, como estatísticas oficiais, pesquisas “online”, “performance” de páginas na internet e redes sociais das autarquias, “que classificam o desempenho das marcas dos 308 municípios portugueses”.

Posteriormente, um algoritmo gera um “ranking” geral que resulta da ponderação dos rankings relativos aos melhores concelhos para viver, visitar e promover negócios.

O estudo registou, este ano, “um abrandamento claro na procura por temas mais ligados ao turismo”, enquanto “a procura por habitação e outros temas ligados à qualidade de vida passou a ter uma preponderância muito especial nesta edição”, um fator que pode ter sido impulsionado pela pandemia.

Além disso, os munícipes mostraram-se também preocupados com as “novas prioridades [que não eram tão relevantes antes do aparecimento da covid-19]” e que gostariam de “ver implementadas nos seus municípios”, como “o acesso a cuidados de saúde de qualidade e a implementação de programas de segurança e higiene nas escolas e nos postos de trabalho”.

Viva! no Instagram. Siga-nos.