
“Vamos desenvolver de forma conjunta uma ação de promoção turística e promover no estrangeiro a viabilidade da relação Porto-Vigo e Vigo-Porto”, declarou o alcaide de Vigo, Abel Caballero, que ontem visitou a cidade Invicta.
Realçando o “enorme potencial” na promoção externa conjunta das duas cidades, Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, defendeu que a mesma seja dotada de “alguma característica de complementaridade cultural” nomeadamente a “gastronomia”.
Destacou ainda a grande capacidade do Porto “de atrair turistas na lusofonia” enquanto Vigo consegue o mesmo com os “países de língua hispânica, nomeadamente na América Latina”. Assim, a “promoção externa em conjunto” poderá trazer ao Porto turistas hispânicos de Vigo e levar à cidade espanhola “os brasileiros e angolanos” que chegam à Invicta.
A reabilitação urbana foi outro dos temas abordados. Para o alcaide de Vigo, as duas cidades podem partilhar conhecimentos, dado que “o Porto tem uma enorme experiência” nessa matéria. Rui Moreira garantiu que “ficou combinado com a SRU que vai haver uma permuta de experiências”.
Mas as duas cidades querem também partilhar experiências ao nível da inovação, já que possuem “uma enorme capacidade conjunta de traçar, de cooperar e de fazer o intercâmbio de ideias”, afirmou Abel Caballero. Para Rui Moreira, as universidades das duas cidades “podem trabalhar em conjunto” e a partir daí, podem surgir candidaturas “a fundos comunitários que neste momento, nessa área, privilegiam alianças entre cidades de países diferentes.”