
O nosso Porto não se cansa de somar distinções. Depois de ter sido considerado como um dos sítios com mais sentido e humor, agora a Invicta foi destacada por ser uma das melhores cidades do mundo para andar a pé.
Efetivamente, não espanta, até porque é bem possível saltar entre locais emblemáticos da Invicta a pé, sem que isso seja uma tarefa propriamente demorada. No entanto, não deixa de ser motivo de satisfação a distinção do estudo da “Insider Monkey”, que foi citado pela Forbes.
Na base da elaboração desta lista, o meio de comunicação em questão quis destacar cidades altamente ricas culturalmente, associadas à ergonomia do turismo a pé. Ainda assim, na lista só entraram cidades “onde cada passo é uma aventura” (via Porto Canal).
No top 5, o Porto ocupa o 4º lugar e é alvo de destaque por “combinar ruas estreitas — perfeitas para explorar — e marcos conceituados, como a Ponte Luís I e a Livraria Lello”. Nada que surpreenda, até porque são duas zonas que tendem a encantar turistas.
Um aspeto que também é enaltecido pelo estudo tem a ver com as “ruas limpas e os parques bem conservados da cidade”, assim como as maravilhas de uma cidade que fica bem próxima da costa.
No cimo da pirâmide, encontra-se a cidade de Florença, em Itália. Para fechar o top 5, são realçadas ainda cidades como Riga (Letónia), Hamburgo (Alemanha) e Madrid (Espanha).
Uma grande questão que lhe pode surgir é: como é que a “Insider Monkey” conseguiu apurar estes resultados de forma fidedigna? A resposta é simples: através de plataformas especializadas como a Walkscore e com recurso a um contador de quilómetros entre os sítios mais relevantes de cada cidade.
Outro aspeto tido em conta foi a qualidade do ar, um ponto onde a cidade Invicta também se destacou bastante.