PUB
CMPorto

Porto e Região Demarcada do Douro com exposiçâo temporária na Cité Du Vin

Porto e Região Demarcada do Douro com exposiçâo temporária na Cité Du Vin

Depois da Geórgia, com exposição em 2017, este ano o convidado para a Cité du Vin, museu em Bordéus, é a Região Demarcada do Douro (RDD). A organização da exposição “Porto: Douro, l’air de la terre au bord des eaux” é da responsabilidade da Câmara Municipal do Porto com o apoio do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP) e da Associação Comercial do Porto.

“O IVDP assumiu um papel ativo na concretização desta iniciativa também dedicada à Região Demarcada do Douro e aos seus vinhos. Através da disponibilização de conteúdos e imagens e de ações de formação para apoio à realização dos ateliers e provas, o Instituto participa na realização da exposição e programação que se desenrola na Cité du Vin, a maior infraestrutura do mundo dedicada ao setor do vinho, com centenas de milhar de visitantes, ao longo de três meses, e que integra diversas atividades, sempre à volta do Douro e do Porto”, revela Manuel Cabral, presidente do IVDP.

A Cité du Vin abre esta semana ao público uma exposição original sobre o Douro acompanhada de uma forte programação com “o objetivo de dar a conhecer uma região vitivinícola sob o ângulo cultural e civilizacional. São apresentadas as nuances contemporâneas de um património paisagístico que salienta a relação ancestral entre o homem e a natureza através de uma abordagem multidisciplinar”, revela  nota enviada às redações.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Refira-se que os comissários da exposição, Nuno Faria, diretor artístico do CIAJG – Centro Internacional das Artes José de Guimarães, e Eglantina Monteiro, antropóloga que dirige a Companhia das Culturas em Castro Marim, pretendem exprimir a realidade social e política que se cristaliza entre o Douro vitícola e rural, que produz também vinhos tranquilos, e o Porto, cidade de negócios que dá o nome ao Vinho do Porto. Mais do que uma abordagem didática, a exposição propõe uma experiência multissensorial.

Durante os três meses em que a exposição está patente, haverá visitas, provas e oficinas. A mesa redonda “Douro: boire le paysage”, a prova comentada de Porto, a conferência sobre o Alto Douro e o concerto de percussão com barricas são exemplos de formas de expressão que vão dar a descobrir o património vivo do Douro e do Porto.

A exposição está aberta ao público de 5 de outubro a 6 de janeiro de 2019.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/festas-felizes-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=1123-sabebem76&utm_campaign=sabebem