A cidade do Porto está mais do que habituada a receber grandes distinções. Ainda assim, é sempre motivo de orgulho vermos a nossa cidade, sucessivamente, nas “bocas do mundo” pelas melhores razões.
Desta vez, foi o Granito do Porto que foi eleito como Pedra Património da Humanidade pela UNESCO. O mais curioso de tudo é que este prémio só foi possível obter, por causa do trabalho de uma professora.
De acordo com a TVI, uma docente de Geologia dedicou mais de uma década a estudar as particularidades do granito. Após muito estudar, Maria Ângela Almeida concluiu que a história da cidade do Porto está diretamente relacionada com o Granito.
“Sinto que dei a possibilidade do granito ser reconhecido como sendo um granito do mundo, da humanidade. Fico emocionada, quando penso que é considerado assim. Não era a ideia inicial, até que comecei a perceber que o granito estava na base da vida [no Porto]” – refere.
“A cidade começou por aí, pelo morro da Sé. Depois, temos o granito que constituiu o sistema defensivo, as muralhas. Um pouco por toda a cidade, vemos o granito na parte histórica” – acrescenta a professora da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Segundo a própria, um dos grandes exemplos de onde o granito da cidade é estrela é a Torre dos Clérigos. Recorde-se que, para além da Invicta, também o mármore de Estremoz e a brecha da Arrábida foram distinguidos pela UNESCO.