PUB
Recheio 2024 Institucional

Porto e Norte: turistas ficam 6 dias e gastam 762€

Porto e Norte: turistas ficam 6 dias e gastam 762€

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
O turista que visitou o Porto e Norte de Portugal, por via aérea, entre abril e junho, fica em média seis dias, prefere hotéis no Grande Porto, experimenta a gastronomia e gasta uma média global de 762 euros.

O estudo “Perfil dos Turistas do Porto e Norte de Portugal – 2.º trimestre” indica que a maioria dos turistas que visitou a região é casada, vive em agregados familiares com duas a três pessoas, tem idades entre os 26 e os 50 anos, pertence às classes média e média-alta, tem rendimentos familiares mensais entre mil a três mil euros e formação ao nível do ensino secundário ou do ensino superior.
Os turistas que pernoitam no grande Porto optam pelo alojamento em hotéis (40%), pensões (21,1%) e casa de familiares e amigos (28%).
Os visitantes da região ficam em média seis noites e gastam uma média global de 762 euros.
Os turistas que mais gastam são os brasileiros – com um consumo médio de 98 euros por pessoa e noite – e são também os que permanecem mais tempo na região. Os luxemburgueses, belgas, suíços e franceses são os gastam menos, variando entre 33 e 51 euros.
A maioria dos turistas dormiram na cidade do Porto (45,2%), Gaia (19,6%) ou Maia (13,1%), principalmente os que viagem de férias ou em negócios, embora os que vêm visitar familiares e amigos pernoitaram em Matosinhos (9,8%), Valongo (6,5%) ou Gondomar (5,3%).
Depois do Grande Porto, os turistas escolhem Braga como a cidade onde preferem pernoitar, seguida de Guimarães, Póvoa de Varzim, Viana do Castelo, Chaves e Espinho.
O estudo mais recente sobre o perfil do turista que visitou o Porto e Norte de Portugal revela ainda que experimentar a gastronomia é a principal atividade praticada por 96% dos visitantes da região.
Passeios de carro (67%), observar a paisagem (57%), gozar a animação noturna (53,1%), fazer compras, de artesanato por exemplo (44,0%), visitar o Vale do Douro (34,6%) e visitar monumentos, como as Caves do Vinho do Porto (27,3%) são outras das atividades mais praticadas na região.
Os turistas destacam na região a “hospitalidade”, seguido dos “voos de baixo custo” das companhias aéreas, o “alojamento”, a “gastronomia”, “os vinhos e as paisagens”.
A maioria dos turistas inquiridos (71%) já tinha visitado a região norte de Portugal, com exceção dos turistas em negócios (56%), que nunca tinham visitado a zona.
A principal razão apontada pelos turistas estrangeiros que visitaram o Porto e Norte de Portugal é a “beleza natural”, o “Vale do Douro” e a “gastronomia”. Outras motivações são a “visita a familiares/amigos e os negócios”, designadamente para “reuniões de trabalho” ou “vendas de serviços”.
Os turistas estrangeiros que chegam ao Porto e Norte de Portugal são oriundos de França, Espanha, Suíça, Alemanha e Reino Unido.
As companhias aéreas mais utilizadas para a viagem destes turistas são a TAP (31,6%) e a Ryanair (29,2%), seguida pela Easyjet (13,3%) e depois Transavia (5,5%) e Lufthansa (5,0%).
O estudo foi realizado pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT) no segundo trimestre deste ano, em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal e o Aeroporto Sá Carneiro.
Os inquiridos foram 418 turistas, que se encontravam na sala de embarque do aeroporto a aguardar pelo voo.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2