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Porto e Norte quer ser referência mundial na área do turismo enogastronómico

Porto e Norte quer ser referência mundial na área do turismo enogastronómico

O presidente do Turismo do Porto e Norte (TPNP), Luís Pedro Martins, quer tornar o destino uma das principais referências na área do turismo enogastronómico à escala mundial.

O TPNP vai lançar, no início de 2021, um “produto estratégico”, que “está a ser estruturado em conjunto com o IVDP [Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto] e com as três Comissões Vitivinícolas da Região”.

“Acreditamos que este trabalho em conjunto será um passo decisivo para posicionar o destino num estado de maturidade que permita concorrer com congéneres europeus e mundiais que há muito exploram o enoturismo com sucesso, mas não possuem as infra-estruturas, património cultural e histórico que todo o Norte de Portugal possui, assim como as suas gentes, marca bem distintiva de outras regiões”, refere, em comunicado, Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte.

A região conta com mais de 400 espaços de visita dedicados ao vinho, sendo um dos principais atributos da oferta turística do destino. Tem-se verificado um aumento no  número de quintas produtoras de vinho que se dedicam também à hotelaria e à restauração, proporcionando experiências exclusivas à volta deste fascinante mundo.

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“É um produto com enorme capacidade de atração, que facilmente conquista novos públicos, cria uma relação emocional e, bem explorado e dinamizado, alavanca outros produtos turísticos como a gastronomia, o turismo cultural, o turismo de natureza, o turismo náutico, de saúde e bem-estar, entre outros”, considera o responsável, citado pelo Marketeer.

Exemplo disto são os Fins-de-Semana Gastronómicos, iniciativa que terá em 2021 uma atualização do seu conceito no sentido de potenciar, ainda mais, a relação com os vinhos. “Lembro que este projeto envolve a participação de mais de 80 municípios e de 1.500 empresas da restauração, alojamento turístico e experiências de enoturismo”, destaca o presidente do Turismo do Porto e Norte.

“Estou convicto de que a oferta de novos conteúdos, a par de infra-estruturas de qualidade, permitirá fixar o turista em estadas mais prolongadas e em períodos tradicionalmente de época baixa, condições estas que contribuem para o aumento dos proveitos e da receita que advém da actividade turística”, salienta Luís Pedro Martins.

De recordar que, recentemente, foram anunciados os vencedores dos prémios Best Of Wine Tourism 2021 nas regiões do Douro/Porto e dos Vinhos Verdes.

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