PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem

Porto e Norte de Portugal: turistas angolanos são os que mais gastam

Porto e Norte de Portugal: turistas angolanos são os que mais gastam

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
Um estudo sobre o perfil dos turistas que visitaram o Porto e Norte de Portugal em 2014 concluiu que o valor do consumo médio por pessoa subiu consideravelmente, face ao ano anterior, fixando-se nos 451 euros, e que os angolanos foram os que mais gastaram.

O estudo, realizado pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo em parceria com o Turismo do Porto e Norte de Portugal e com o Aeroporto do Porto, mostra tratar-se de um aumento de 160 euros comparativamente aos 291 gastos em 2013. Em 2014, cada turista gastou, em média, 68 euros por noite, mais 19 euros que no ano anterior.
Os investigadores concluíram também que os turistas angolanos são os que permanecem mais tempo na região e os que mais gastam no Porto e no Norte de Portugal, com um consumo médio por pessoa/noite de 191 euros. Seguem-se os brasileiros e os espanhóis que gastam, respetivamente, 122 euros e 88 euros por pessoa/noite.
No que diz respeito ao segmento lazer/férias, são os brasileiros os que mais gastam (124 euros), seguindo-se os ingleses (88 euros) e os espanhóis (87 euros).
Os turistas estrangeiros que chegam à região através do aeroporto Francisco Sá Carneiro vêm principalmente da França e Espanha.
Ryanair e TAP são as companhias aéreas mais utilizadas pelos turistas, apresentando maiores quotas de mercado e transportando, em conjunto, 72,5 por cento do volume total.
Os turistas que visitam o Porto e Norte de Portugal fazem-se, segundo o estudo, para ver familiares e amigos (39%), por motivos de férias (35,4%) e negócios (19,8%). Os que se deslocam em férias fazem-no em ‘short-breaks’, realçando a hospitalidade, gastronomia e vinhos, o Rio Douro ou a paisagem como principais atributos da região.
Deste tipo de turistas, 89,8 por cento declararam não ter ponderado outros destinos quando decidiram fazer as suas férias na região.
Já os que referiram ter pensado em outros destinos, indicaram Espanha e Itália, tendo optado por Portugal devido aos preços e à curiosidade. Em relação a 2013, registou-se um aumento do segmento de visitantes em turismo e uma redução dos visitantes em negócios.
Os visitantes do Porto e Norte de Portugal têm idades compreendidas entre os 26 e os 50 anos, 57,7 por cento são casados ou vivem em união de facto, e o nível de rendimento médio situa-se maioritariamente entre 2.000 a 3.000 euros, o que demonstra um aumento face a 2013.
Os resultados do estudo basearam-se nos 1.712 questionários validados, recolhidos em 2014 pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo junto de turistas do Porto e Norte de Portugal, no Aeroporto do Porto.
Dos 1.712 inquiridos, 606 disseram estar em lazer/férias, 667 de visita a familiares/amigos, 667 em negócios e 339 em turismo.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem