PUB
Sogrape - Mateus Rosé

Porto e Matosinhos criam Bienal Internacional de Design

Porto e Matosinhos criam Bienal Internacional de Design

A primeira edição da Porto International Design Biennale será entre setembro e dezembro de 2019 e vai decorrer em galerias municipais, no antigo matadouro do Porto e noutros espaços menos convencionais como parques de estacionamento.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O anúncio foi feito no sábado pelos presidentes das Câmaras do Porto e de Matosinhos.
A Bienal, denominada Porto International Design Biennale, que será organizada pelas duas cidades e que contará com a participação de numerosas instituições e personalidades, terá a primeira edição em setembro de 2019 sob o tema Post-Millennium Tension.
A comissão organizadora será presidida pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, contando ainda com os contributos do presidente da Câmara de Matosinhos, Eduardo Pinheiro (vice-presidente da organização), e com Eduardo Aires, Emanuel Barbosa, José Bártolo e Maria Milano, nomes destacados do design nacional e internacional ligados à Faculdade de Belas Artes do Porto e à ESAD, em Matosinhos.
A organização ficará sediada na ESAD- Idea, Associação para a Investigação em Design e Arte. O conselho consultivo conta já com nomes como os de Andrew Howard, Clarisse Castro, Fernando Rocha, Francisco Providência, Guilherme Blanc, Mariana Pestana e Demetrios Fakinos, que lidera a organização dos ED Awards. Sérgio Afonso, professor na ESAD, será o diretor-geral da organização e José Bártolo o curador geral.
O Matadouro de Campanhã, a Casa do Design de Matosinhos, o Palácio dos Correios do Porto, a Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura, a Galeria Municipal do Porto, a Galeria Municipal de Matosinhos, o Mercado Municipal de Matosinhos, os Museus Municipais do Porto, o Teatro Municipal do Porto – Rivoli, o Cinema Batalha no Porto, o Museu Quinta de Santiago, o Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões e o Parque de Estacionamento Matosinhos Sul são alguns dos locais onde irão decorrer os eventos no âmbito da Bienal.
Promover a cultura do design, a sua discussão pública e a produção de conhecimento crítico a partir de Portugal, a Bienal pretende ainda desenvolver um trabalho continuado de investigação e divulgação do design português e internacional, potencializando a associação de recursos entre disciplinas, designers, empresas, a academia, a indústria e os diversos setores sociais.

1ª edição da Porto International Design Biennale
A primeira edição da Porto International Design Biennale terá início em setembro de 2019 sob o tema Post-Millennium Tension. Segundo a organização, “com este tema procura-se analisar e pensar a atual configuração disciplinar do design. A reflexão considera, por um lado, a perspetiva histórica e as relações de tensão, afastamento e proximidade, entre o design contemporâneo e o modelo do projeto moderno que vigorou até ao fim do Milénio; analisar-se-ão, por outro lado, as formas e as funções do design produzido nas duas primeiras décadas do corrente século e milénio e, nessa análise, problematiza-se a eficácia social do design e as novas ligações que, a montante e a jusante, sucedem com a dimensão económica, tecnológica, cultural e ambiental”.
A apresentação do programa completo será feita ainda este ano. No entanto, sabe-se já que terá lugar em outubro de 2018 a Conferência Internacional Young Curators Workshop, estando prevista para setembro de 2019 a Semana Inaugural da primeira Porto International Design Biennale. Em dezembro do mesmo ano terá lugar a finisage da edição 2019 e apresentação do tema para a edição 2021.
Entre os eventos que terão lugar no âmbito da Bienal, contam-se o Programa País Convidado; o Programa Espaço Público; o Programa Escolas de Design; um Prémio Nacional de Design; o Programa Satélite Internacional; o Programa Satélite Nacional; o Young Curators; Workshop e Conferência Internacional.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem