Nos últimos dias, as condições meteorológicas têm feito jus à estação do ano e esta quarta-feira, dia 8 de janeiro, vai ser emitido um alerta amarelo nacional em todo o país. Tal acontece por causa das previsões de chuva forte, juntamente com trovoada, segundo o IPMA.
De acordo com o Porto Canal, o distrito do Porto vai ter o alerta amarelo emitido desde as 9h e até ao final do dia. Na mesma lógica, seguem os distritos de Viseu, Évora, Faro, Vila Real, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Beja, Aveiro, Portalegre e Braga.
No caso de Lisboa, Bragança, Guarda, Leiria, Castelo Branco e Coimbra, a diferença é que o alerta, em vez de ser até ao final do dia, só vai durar até às 15h de quarta-feira.
É ainda de prever, segundo o IPMA, que Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga possam ter de “enfrentar” rajadas de vento até 75 km/h no litoral e 95 km/h nas terras altas, das 3h às 12h de dia 8.
Em termos de agitação marítima, o Porto também se encontra em alerta, sendo que há aviso amarelo, das 6h às 18h. Prevê-se que possam ocorrer ondas de 4 a 5 metros, estando ainda em aviso os distritos de Braga, Coimbra, Aveiro, Beja, Leiria, Lisboa, Viana do Castelo, Setúbal e Faro.
Por definição do IPMA, o alerta amarelo é emitido em “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”, o que requer o “[acompanhamento da] evolução das condições meteorológicas”.