O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) volta este ano à Vinexpo, em Hong Kong. Entre esta terça-feira e até 31 de maio estará acompanhado por produtores como Bulas, Churchill, Porto Réccua Vinhos, Ramos Pinto, Real Companhia Velha, Quinta de Santa Eufémia, Quinta do Vallado e Vallegre.
Um programa de atividades, provas e seminários, que estão tanto a cargo do IVDP como das empresas participantes, animará este espaço (Level 1, stand FG28 + GH29) dedicado ao Porto e Douro, ao longo dos três dias em que a feira decorre.
“Os visitantes terão aqui uma oportunidade de conhecer a versatilidade dos Vinhos do Porto e do Douro e de descobrir os seus aromas e sabores únicos e propostas de harmonização”, revela nota enviada às redações.
Refira-se ainda que nas últimas duas semanas de maio, primeiros dias de junho, o IVDP leva a cabo uma programação de provas de vinhos, com empresas de Porto e Douro em restaurantes e hotéis de Pequim, Shangai, Shenzhen e Macau. Espaços como La Fourchette Restaurant, Helan Legend Wine Experience Center, Sunflower Hotel & Residence e Institute for Tourism Studies, respetivamente.
Recorde-se que em 2017 foram vendidas 106 mil caixas (+11,3%) de Porto e Douro para a “Grande China”, no valor de 5,6 milhões de euros (+6,3%). As exportações de vinhos da RDD representam 18% das exportações portuguesas de vinho para esse mercado em 2017.
“Atentos aos comportamentos dos mercados e antecipando oportunidades em diversas geografias, a estratégia de promoção do IVDP aponta o caminho a marcas e produtores de Porto e Douro que queiram acompanhar-nos, neste caso rumo a Oriente”, revela Manuel Cabral, presidente do IVDP.