Mais uma vez, o Porto volta a estar nas bocas do mundo. Desta vez, foi a Condé Nast Traveller (CNT), uma revista de viagens muito conhecida, que trouxe, neste mês, uma seleção das atividades mais recomendadas para quem visita a cidade do Porto.
Descrevendo-a como “uma das cidades mais antigas e coloridas do continente europeu”, o artigo destaca o aumento no número de turistas que escolhem prolongar as suas estadias na região.
Segundo o texto escrito pela CNT, a lista de atividades sugeridas tem como objetivo proporcionar aos visitantes uma espécie de “mergulho” nos sons, sabores e aromas que definem o Porto, de forma a conhecer a Invicta da melhor maneira possível
Como refere a Câmara do Porto, uma das principais sugestões é caminhar pelas ruas da Invicta para admirar os icónicos azulejos azuis e brancos que, como sabemos, simbolizam histórias religiosas e momentos importantes da história de Portugal.
Para uma apreciação mais profunda do Porto, o artigo recomenda visitar locais como a Estação de São Bento, a Igreja de Santo Ildefonso, a Capela das Almas, a Sé do Porto e a Igreja do Carmo.
Durante a estadia, uma paragem no Mercado do Bolhão é considerada “imperdível”. Para os interessados em cultura, o Museu Nacional Soares dos Reis, a Fundação Serralves e a Ó! Galeria são destacados como destinos a não perder.
Após um passeio cultural, a revista sugere aproveitar as belezas naturais do Porto, atravessando a Ponte Luís I a pé, onde se pode desfrutar de “vistas panorâmicas impecáveis” do rio Douro.
Quando o assunto é gastronomia, o artigo coloca a culinária local em evidência, recomendando experimentar a famosa francesinha, considerada uma “especialidade regional”.
Entre os restaurantes sugeridos para a saborear estão o Café Santiago, Brasão Cervejaria, Cufra e O Afonso. Além disso, A Gruta e o Euskalduna são mencionados como dois dos melhores estabelecimentos gastronómicos da cidade.
Para uma experiência mais autêntica da cultura portuguesa, a revista sugere uma pausa para café e pastel de nata em locais como o Café A Brasileira, Guarany, Época Porto ou A Certain Café.
Encerrar o dia com uma bebida em alguns dos melhores bares da cidade é outra recomendação. O artigo sugere degustar uma cerveja no Musa ou apreciar um vinho no Tia Tia para se conectar ainda mais com o espírito do Porto.
Antes de se despedir da cidade, a publicação sugere aos visitantes que aproveitem para conhecer as praias locais, explorar o vale do Douro ou fazer um tour pelas caves de vinho do Porto, onde é possível provar o famoso vinho da região.
Recentemente, numa votação dos leitores da “Travel + Leisure” para os World’s Best Awards 2024, o Porto foi destacado como um dos 15 melhores destinos europeus, reconhecido por seu rico património, cultura, gastronomia, comércio e pela hospitalidade dos seus habitantes.