PUB
Recheio 2024 Profissional

Porto é cidade das camélias de 4 a 11 de março

Porto é cidade das camélias de 4 a 11 de março

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
De 4 a 11 de março, o Porto volta a ser a “Cidade das Camélias”, apresentando inúmeros eventos dedicados a esta flor: espetáculos de dança e de teatro, concertos, visitas guiadas, exposições, oficinas, palestras, instalações artísticas, entre muitas outras propostas, todas gratuitas.

O ponto alto da programação será a XXII Exposição de Camélias do Porto, nos dias 4 e 5 de março, que este ano se realiza no Palácio da Bolsa, joia do estilo neoclássico do século XIX e Monumento Nacional, localizado na área classificada como Património Mundial.
A exposição, este ano dedicada ao tema “Porto Histórico”, será inaugurada às 14h30 de 4 de março, dia em que serão anunciados os vencedores das várias categorias a concurso, nomeadamente, a “Melhor Camélia”, a “Melhor Camélia de Origem Portuguesa” e o “Melhor Arranjo Floral com Camélias”.  
Para além da visita à Exposição de Camélias do Porto – onde poderá apreciar, até às 19h de domingo, 5 de março, a diversidade e beleza das camélias expostas por viveiristas e colecionadores -, no Palácio da Bolsa irão decorrer diversas atividades, como o Mercado da Camélia, oficinas, sessões de teatro de sombras e uma cerimónia de chá japonês.
Mas até 11 de março a programação da Semana das Camélias estender-se-á a outros espaços e locais da cidade. A agenda de eventos inclui concertos, instalações, mostras, exposições, palestras, workshops, conferências, espetáculos de dança e teatro, visitas guiadas e percursos de orientação, lançamento de um livro na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, degustações, entre outras iniciativas.
O programa desta edição inclui ainda o “Cycle Flower Parade”, um passeio que desafia os participantes a levarem a bicicleta mais florida (4 março, 15h30, Mercado do Bom Sucesso); a performance “Celebração”, uma deambulação que inclui canto, música, figurinos e caracterização e que será apresentada pela ACE-Teatro do Bolhão (4 março, 15h30); a instalação artística “Kameria” que de 4 a 11 de março vai sugerir aos visitantes o caminho a seguir pelo interior da Praça do Infante; e o percurso de orientação “Descobre-camélias”, que a 11 de março convidará o público a redescobrir os Jardins do Palácio de Cristal e as suas belas japoneiras.
Mas na Semana das Camélias haverá também música: o concerto sinfónico de abertura que terá lugar Casa da Música pelo Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, a 4 de março; o Harmos Festival, que este ano se cruza com a Semana das Camélias, com o seu concerto de warm up no dia 3 de março, na Praça do Infante; e ainda o concerto no dia 10 de março, na Igreja dos Clérigos, pelo Conservatório de Música do Porto.
A cultura japonesa será dada a conhecer em atividades como a oficina de pintura e caligrafia Sumi-e, a demonstração da técnica de vestir um quimono tradicional japonês e a dança tradicional japonesa, a tradição do chá, entre outras.
Haverá uma exposição coletiva de fotografia no Museu e Igreja da Misericórdia do Porto, com os trabalhos dos participantes no workshop de fotografia realizado na edição anterior, assim como uma palestra de fotografia por Philip Smith, fundador do International Garden Photographer of the year.
Do programa fazem ainda parte várias visitas guiadas, nomeadamente à Igreja de São Francisco, a jardins como o Botânico do Porto ou o da Casa da Prelada, e ainda uma visita pelo “Porto Histórico”, orientada pelo historiador Joel Cleto.
O Instituto do Vinho do Douro e do Porto-IVDP recebe na Semana das Camélias o chef Vitor Matos, para uma harmonização de excelência com Vinho do Porto e Camélias.
Ao longo da semana irão decorrer várias oficinas de arranjos florais e de propagação de camélias, bem como uma mostra de arranjos florais da autoria de artistas, pintores e decoradores de eventos, a decorrer no MMIPO. A Mostra de Trabalhos Escolares, que em anos anteriores se realizou no mesmo local da Exposição de Camélias, será este ano deslocada para o exterior, para dar cor e alegria aos candeeiros da Rua das Flores e da Praça do Infante com 200 trabalhos de pintura realizados por crianças de escolas e instituições do Porto, sob o tema “Camélias, uma festa de luz”.
O encerramento da Semana das Camélias culminará com uma animada festa na Fundação de Serralves, no dia 11 de março, entre as 10 e as 18 horas.
De entrada livre, a programação incluirá oficinas de arte e de ciência, visitas, atividades para crianças e famílias, teatro, marionetas, dança, música e um mercado da camélia.
A Exposição e a Semana das Camélias do Porto é uma organização da Câmara do Porto, através do seu Pelouro do Ambiente e da PortoLazer, em conjunto com a Associação Portuguesa de Camélias.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer