PUB
Recheio 2025

Porto é a primeira cidade a regular o transporte turístico

Porto é a primeira cidade a regular o transporte turístico

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
Mais um passo na vanguarda. O Porto é a primeira cidade portuguesa a regular o transporte turístico. Publicadas em abril em Diário da República, as regras que disciplinam autocarros turísticos, tuk-tuks e outros meios destinados a quem nos visita, são implementadas a partir desta segunda-feira. Faixas BUS e zonas residenciais ficarão livres deste transporte que passam a cumprir normas ambientais mais apertadas.

Assim, na cidade, segundo o portal de notícias da autarquia, há agora paragens assinaladas, percursos definidos, regras ambientais e limites ao número e tipo de veículos. O centro ficará assim mais aliviado deste tipo de transporte que passará a cumprir regras apertadas que beneficiam a vida dos moradores da cidade.
As medidas, inéditas no país, procuram tornar a atividade turística mais sustentável para o Porto, culminando dois anos de estudos e discussão pública sobre a matéria.
O desenvolvimento do regulamento decorreu em diálogo com os diversos operadores turísticos da cidade, “resultando de uma cuidada ponderação entre custos e benefícios introduzidos”, refere o documento que foi aprovado pelo executivo de Rui Moreira e onde constam as alterações que resultaram do período de consulta pública a que esteve sujeito.
Em linha com a política ambiental da Câmara do Porto, o regulamento estipula um modelo de incentivo aos operadores que cumpram determinados requisitos, a título de exemplo, ao nível das emissões poluentes e uso e disponibilização de sinal de GPS, para que possam ser controlados a partir do Centro de Gestão Integrada da autarquia. Caso aceitem disponibilizar o sinal, os operadores poderão ter benefícios, identificados no regulamento, como descontos nas licenças.
Outra novidade, avança o Porto., é a limitação das ruas e zonas onde os operadores turísticos podem circular com os seus veículos, que ficam impedidos de usar os corredores BUS, destinados unicamente ao transporte público coletivo e, no Porto, aos motociclos.
Os transportes turísticos têm agora paragens próprias (terminais) e ficam impedidos de estacionar nas paragens usadas pelo transporte público da cidade ou fora dos locais próprios.
De referir que nas paragens de maior dimensão (terminais) não podem permanecer mais de 30 minutos, se tiverem mais do que nove lugares. Haverá, ainda, um outro tipo de paragens onde os tempos de permanência não podem exceder os três ou os seis minutos.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2