Recentemente, foi elaborado um estudo acerca de quais as cidades mais acessíveis para famílias. No mesmo, quem aparece em lugar de destaque é o Porto. A pesquisa foi realizada pela Compare the Market AU.
De acordo com a Câmara do Porto, a cidade Invicta ocupa a sexta posição no ranking e é a cidade portuguesa com melhor classificação, numa lista liderada por Praga, na Chéquia.
O estudo avaliou 12 critérios essenciais para famílias que planeiam estabelecer-se numa cidade, como segurança, custo de vida, oferta de lazer infantil e disponibilidade de espaços verdes por habitante.
No caso do Porto, além da segurança, são valorizados os espaços dedicados às crianças, como parques e clubes desportivos, bem como a qualidade no acesso aos cuidados de saúde.
Como refere a mesma fonte de informação, o primeiro lugar do ranking pertence a Praga, que combina fatores atrativos para famílias, como 185 semanas de licença parental, baixo custo de vida e uma rica oferta cultural, com destaque para o número elevado de museus e galerias per capita. O pódio conta ainda com Graz, na Áustria, e Ljubljana, na Eslovénia.
Importa ainda atribuiu uma “menção honrosa” a Helsínquia, na Finlândia, e Amesterdão, nos Países Baixos, que ocupam o quarto e quinto lugares, respetivamente. Já o Porto, na sexta posição, é seguido por Viena (Áustria), Munique (Alemanha), Paris (França) e Zurique (Suíça), que completa o top 10.