CMPorto

Porto é a cidade portuguesa onde melhor se fala inglês

Porto é a cidade portuguesa onde melhor se fala inglês

Pelo terceiro ano consecutivo, o Porto volta a ser considerado a cidade portuguesa onde melhor se fala inglês, segundo dados do relatório EF English Proficiency Index (EP EPI). A cidade lidera o ranking, à frente de Coimbra, que alcançou o segundo lugar, e da capital portuguesa, que se posiciona no terceiro.

O relatório deste ano analisou os dados de dois milhões de falantes não nativos da língua inglesa, em 112 países e regiões. Na lista dos melhores países no que respeita à arte de bem falar inglês, cujo primeiro lugar é atribuído à Holanda, Portugal destaca-se na sétima posição. 

Receptionists, Phone Call, Hotel, Reception, Woman, Man

“Os resultados das provas dos portugueses foram este ano melhores do que os resultados da Suécia (8.º), Finlândia (9.º) e Croácia (10.º). Aliás, pela primeira vez, a Escandinávia deixou de dominar as primeiras posições deste estudo global”, indica o relatório.

Os 625 pontos conseguidos pelos portugueses representam “o melhor registo de sempre de Portugal neste ranking”, depois de o país ter entrado, há dois anos, pela primeira vez no estrito grupo de países com “elevada proficiência” em inglês.

Portugal surge apenas atrás da Áustria, Dinamarca, Singapura, Noruega e Bélgica, que conquistaram, respetivamente, o segundo, terceiro, quarto, quinto e sexto lugares.

Entre os países do sul da Europa, continuamos, também, a ser os que melhor falam inglês, deixando muito para trás Grécia (19.º), França (30.º), Espanha (33.º) e Itália (35.º).

Receptionist, Man, Hotel, Work, Attention, Reception

Pela primeira vez, o estudo revela ainda que, a nível mundial, os homens falam inglês melhor do que as mulheres, uma tendência que, de acordo com os dados, foi “impulsionada pelo aumento da proficiência entre os homens”.

“Todas as regiões do globo, exceto a Ásia, têm a mesma tendência: o inglês das mulheres permanece estável à medida que o inglês dos homens melhora. A África é a única região onde as mulheres ainda estão à frente, mas também aí a diferença está a diminuir”, lê-se.

Em Portugal, e à semelhança do que se havia verificado em 2019, os homens conseguiram obter melhor classificação dos que as mulheres. Ainda assim, as mulheres portuguesas também atingem este ano um nível “muito elevado” de inglês, correspondente a 621 pontos, o que representa um valor superior ao registado no ano passado e bastante superior à média dos homens de todo o mundo (508 pontos).

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/natal-a-mesa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=181121-sabebem64&utm_campaign=sabebem

Viva! no Instagram. Siga-nos.