PUB
Recheio 2024 Institucional

Porto distinguido nos prémios “Access City 2022”

Porto distinguido nos prémios “Access City 2022”

O município do Porto foi distinguido, pela Comissão Europeia, na 12.ª edição do prémio “Access City Award 2022”, no âmbito das medidas implementadas para tornar as estações de comboio acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida.

A cidade, recorde-se, era candidata ao prémio, a par do Luxemburgo, a grande vencedora, Helsínquia, que conquistou o segundo lugar, e Barcelona, que ficou em terceiro.

Na cerimónia, que decorreu na última sexta-feira, em formato virtual, Ricardo Valente, vereador do Turismo e Comércio, destacou a vontade da autarquia em “criar uma cidade de todos e para todos”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

No seu discurso, enumerou ainda as várias dificuldades sentidas na Invicta, nomeadamente as “ruas sinuosas e íngremes do Centro Histórico” e a “diferença de cotas existente”, que considera que “dificultam bastante a deslocação pedonal, sobretudo para idosos e pessoas com mobilidade reduzida”.

Contudo, acrescentou, o município nunca se rendeu. “Transformamos as adversidades em oportunidades. Por isso, quem nos visita com regularidade apercebe-se da transformação que a cidade está a viver. Temos procurado implementar soluções inovadoras”, indicou ainda dando como exemplos a expansão e melhoria da rede de transportes públicos e modos suaves, a reabilitação de equipamentos, o resgate do espaço público para as pessoas e os programas de integração no mercado de trabalho e de promoção do envelhecimento ativo e a coesão social.

“Este reconhecimento traz um novo alento à nossa jornada, pois reforça que estamos a trilhar o caminho que tornará o Porto uma cidade ainda mais amiga das suas gentes”, completou.

De referir que no lote de candidatos ao prémio “Access City Award 2022”, que distingue a “vontade, a capacidade e os esforços de uma cidade para se tornar acessível às pessoas com deficiência e garantir a igualdade de acesso aos direitos fundamentais”, estavam ainda Lovaina, na Bélgica, e Palma de Maiorca, Espanha.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
PUB
PD- Literarura Infantil