Revista Sabe Bem PD - julho/agosto

Porto disponibiliza 100 mil euros para compra de obras de arte para Coleção Municipal

Porto disponibiliza 100 mil euros para compra de obras de arte para Coleção Municipal

Dinamizar a Coleção Municipal de Arte e valorizar o património artístico do Porto são os principais objetivos do projeto “Aquisições” que, em 2021, vai contar com 100 mil euros para a aquisição de obras de arte a galerias e 50 mil euros para compra direta a artistas e coletivos da cidade.

Criado em 2018, o projeto “Aquisições” integra a plataforma de apoio à arte contemporânea Pláka, coordenada pelo departamento de Arte Contemporânea da empresa municipal Ágora — Cultura e Desporto do Porto.

O comité de seleção para 2021 é composto por “Eduarda Neves, curadora, professora e diretora da Escola Superior Artística do Porto; João Sousa Cardoso, encenador, professor universitário e atual consultor do Museu da Cidade do Porto; e Pedro de Llano, historiador de arte, curador e professor do Departamento de História da Arte da Universidade de Santiago de Compostela”, especialistas de diferentes domínios da arte contemporânea, indica a Câmara do Porto.

Este comité terá “a responsabilidade quer de acompanhamento e análise de projetos expositivos apresentados em contexto de galeria, fazendo recomendações de aquisição ao longo do ano, quer de seleção das obras submetidas para compra direta a artistas e coletivos artísticos sediados na cidade”.

À semelhança dos anos anteriores, o projeto “Aquisições” conta, nesta quarta edição, com um orçamento máximo de 100 mil euros para a aquisição de obras de arte a galerias, estando previstos dois momentos para recomendação de compra, durante os meses de julho e outubro.

Já a compra direta de obras a artistas e coletivos artísticos, em 2021, contempla um orçamento total de 50 mil euros – “um aumento de 15 mil euros em relação a 2020” -. A submissão de sugestões de aquisição decorre de 1 a 15 de abril.

Refira-se que, através do projeto “Aquisições”, o município do Porto adquiriu, até à data, 65 novas obras de arte, 21 das quais através da modalidade de compra direta a artistas.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem