
Recentemente, houve lugar a um aumento da taxa turística no Porto, que passou dos 2 para os 3 euros. Os efeitos têm-se feito sentir na receita que o município fez no primeiro quadrimestre de 2025.
Segundo o município portuense, esta é a principal razão para um crescimento de 42% na receita de taxa turística, face ao mesmo período em 2024, juntamente com a “atratividade contínua da cidade enquanto destino turístico” (via ECO).
A Câmara do Porto avançou esta segunda-feira que a receita com a taxa turística aumentou 42% no primeiro quadrimestre do ano, face ao período homólogo de 2024, justificando a subida com o ajuste da taxa de dois para três euros.
Em nota oficial, a Câmara do Porto escreve: “até 30 de abril de 2025, a receita liquidada da taxa municipal turística (TMT) totalizou 9,3 milhões de euros, o que representa um crescimento de quase 42% face ao mesmo período de 2024, em que foram registados 6,6 milhões de euros”.
Vale a pena recordar que o conceito de taxa turística foi introduzido no Porto em março de 2018, na altura com uma taxa de 2 euros por dormida turística. Como refere o mesmo meio noticioso, o objetivo era dar vazão ao crescimento do setor na cidade do Porto.
Este aumento da procura pela Invicta continuou a verificar-se e a ser cada vez mais acentuado, o que levou à necessidade de aumentar a taxa de 2 para 3 euros. O valor entrou em vigor em dezembro de 2024 e aplica-se a pessoas com idade superior a 13 anos, que permaneçam no Porto até uma semana.
É de salientar ainda que esta taxa imposta pela autarquia do Porto não é extensível a peregrinos ou pessoas deslocadas por motivos de conflito nos seus países.