“Post Millenium Tension” é o tema da primeira edição da Porto Design Biennale 2019, cujo programa vai incluir exposições, workshops, performances, instalações e conversas, em vários espaços das cidades do Porto e Matosinhos, de 19 de setembro a 8 de dezembro.
Já está disponível o programa da primeira Porto Design Biennale 2019 (PDB), que se propõe a pensar o novo milénio e o lugar do design num quadro de mudança. A iniciativa é promovida pela Câmara do Porto e pela Câmara de Matosinhos e organizada pela esad-idea, Investigação em Design e Arte, e tem como missão a promoção, dinamização e internacionalização do pensamento e da prática em design.
Com curadoria-geral de José Bártolo, a primeira edição da PDBprocura “mapear os projetos e processos de trabalho dos millennial, a geração que chega ao mercado profissional num quadro geral de mudança acelerada e grandes tensões a nível global – identitárias, geopolíticas, financeiras, ambientais, tecnológicas, entre outras”, refere o portal de notícias da Câmara do Porto.
Através de exposições, conferências e workshops, esta edição da PDB explora várias vertentes das ligações entre o design, a indústria, o ensino e a sociedade, promovendo, ao mesmo tempo, uma reflexão crítica acerca do design enquanto disciplina. “Assim, serão apresentadas propostas tão diferentes como a de explorar as ligações entre o design e a indústria portuguesa e a de revisitar cartazes de protesto em manifestações do arquivo Ephemera”, acrescenta.
“Estabelece-se uma plataforma de investigação e promovem-se workshops e debates, ao mesmo tempo que se apresenta um conjunto de projetos de escolas de design nacionais e se integra na programação um conjunto de projetos satélites de intervenientes muito diversos, 10 dos quais selecionados através de um Open Call for Projects”.
A Porto Design Biennale destaca, em cada edição, um país convidado, construindo uma programação diversificada que, embora centrada no design, apresenta diversas manifestações culturais desse país. Itália é o país convidado de 2019.
Confrontando-se com as Tensões do Novo Milénio, a primeira edição da Porto Design Biennale procura “analisar a atual configuração disciplinar do design, apresentando um programa que propõe uma ampla reflexão sobre as transformações emergentes que marcam o novo milénio e o lugar do design perante este quadro de mudança. A reflexão considera, por um lado, a perspetiva histórica e as relações de tensão, afastamento e proximidade entre o design contemporâneo e o modelo do projeto moderno que vigorou até ao fim do milénio; por outro lado, torna-se pertinente a identificação e avaliaçãodas formas e funções do design produzido nas duas primeiras décadas do corrente milénio, bem como a reflexão sobre a eficácia social do design e as novas ligações que sucedem com a dimensão económica, tecnológica, política, cultural e ambiental”, assinala a nota de imprensa da PDB.
O programa está disponível em portodesignbiennale.pt.