
“Porto sem Diabetes em época de pandemia: como prevenir e gerir a doença todos os dias?”. É esta a pergunta de partida para o webinar marcado para esta sexta-feira, 27 de novembro, no âmbito da iniciativa “Porto sem Diabetes”, que a Câmara Municipal do Porto lançou na comemoração do Dia Mundial da Diabetes, com o objetivo de “consciencializar as pessoas para a problemática desta doença com um conjunto de atividades”.
Agendada para as 09h30, com transmissão em direta através das redes sociais do município, a sessão vai debater temas como “Como prevenir e controlar a doença? O papel das instituições” e “Como gerir a doença? O Papel do Cidadão em proximidade com os Profissionais de Saúde”.
Entre os oradores convidados, a autarquia indica que estão Fernando Paulo, vereador da Habitação e Coesão Social da Câmara do Porto, José Manuel Boavida, presidente da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal e Joana Lima Ferreira, da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo para participarem no primeiro painel do evento. Por sua vez, o segundo contará com a presença de Conceição Outeirinho, médica de família e coordenadora da Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes (UCF) do Agrupamento de Centros de Saúde do Porto Ocidental, e de Isabel Paiva, nutricionista e vogal do Conselho Clínico e de Saúde do Agrupamento de Centros de Saúde do Porto Oriental.
Note-se que, além do webinar, o conjunto de ações associadas à iniciativa “Porto sem Diabetes” contempla ainda a promoção de competências de consumo alimentar junto das entidades da Rede Social do Porto, que distribuem alimentos a famílias, sob a forma de cabazes.