No âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, assinalado a 3 de dezembro, o Município do Porto oficializa a sexta edição do programa “(D) de Eficiência”. Este projeto visa fomentar a empregabilidade de pessoas com deficiência e/ou incapacidade, promovendo diversidade, equidade e inclusão no mercado de trabalho.
A assinatura do protocolo ocorrerá na próxima terça-feira, 3 de dezembro, às 10h, no Centro de Formação Profissional do IEFP do Porto. A cerimónia incluirá uma conversa entre representantes do IEFP, Associação Salvador, Associação do Porto de Paralisia Cerebral (APPC), Autoridade para as Condições do Trabalho e a Mota Engil, uma das empresas parceiras na contratação inclusiva.
De acordo com a autarquia, nesta ocasião, serão também divulgados os resultados alcançados na edição anterior do projeto. Este ano, o “(D) de Eficiência” introduziu novas abordagens para criar condições mais favoráveis à inserção profissional destas pessoas.
Uma das iniciativas de destaque foi a ação “Mergulha na Diversidade e Inclusão”, que promoveu um dia de sensibilização sobre diversidade e emprego inclusivo. As empresas envolvidas tiveram a oportunidade de acolher, por três dias, profissionais com deficiência, integrando-os no ambiente laboral.
O programa é uma parceria da Câmara Municipal do Porto com a Associação Empresarial de Portugal, APPC, Associação Salvador, IEFP, Politécnico do Porto e Universidade do Porto. Além de sensibilizar empregadores para o valor da inclusão, a iniciativa capacita os candidatos, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho atual.