Em comunicado, a Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) explicou tratar-se de “um passo crucial para o crescimento do volume de negócios” da infraestrutura, cujo número de passageiros e volume de carga movimentada tem aumentado consecutivamente. “Nereu” e “Aquiles” são os nomes atribuídos aos dois novos rebocadores, que apresentam uma capacidade de tração de 60 toneladas e uma “excelente” capacidade de manobra, tendo sido encomendados aos estaleiros Armon de Gijon, em Espanha.
Até agora, a força máxima de tração dos rebocadores de Leixões esgotava-se em 35 toneladas. De acordo com a APDL, “Nereu” e “Aquiles” têm 25 metros de comprimento, boca de 11 metros, um calado de 5,2 metros e uma velocidade máxima de 12 nós, estando equipados com guinchos de manobra operados eletronicamente. O investimento de 13 milhões de euros foi comparticipado pelo Programa Operacional de Valorização do Território (POVT) e financiado pelo Banco Europeu de Investimento (BEI).
Terça-feira 13 Novembro, 2012