CIN - Branco Perfeito

Porto de Leixões estreou nova ligação regular para a Bélgica

Porto de Leixões estreou nova ligação regular para a Bélgica

O Porto de Leixões passou a assegurar, no sábado, uma nova ligação ao Porto de Zeebrugge, na Bélgica, com escalas duas vezes por semana, revelou a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

Em comunicado, a APDL explica que o novo serviço vai traduzir-se num aumento da capacidade da oferta ro-ro [cargas e descargas feitas sem recurso a gruas, com navios mais próximos do cais], uma vez que vai possibilitar o transporte com recurso ao novo navio Laureline, contruído em 2019 e com capacidade de carga para 5 mil metros lineares.
 
Além disso, vai permitir também “o acesso a novas rotas com origem e destino em Leixões via Zeebrugge, nomeadamente, Gotemburgo (Suécia), Esbjerg (Dinamarca) e Cork (Irlanda)”. 

A Administração dos Portos do Doro, Leixões e Viana do Castelo  refere que o Porto de Zeebrugee “é a principal referência na Europa em tráfego ro-ro”, pelo que esta nova ligação será “importante para a economia portuguesa no acesso aos mercados internacionais”, reafirmando “a relevância do Porto de Leixões para a economia regional e nacional”.

De referir que o Porto de Leixões é o primeiro porto nacional em volume de carga ro-ro e contabilizou, no primeiro trimestre do ano, mais de 1,4 milhões de toneladas de mercadorias exportadas.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=carne&utm_campaign=sabordomes