CIN - Branco Perfeito

Porto cria programas para apoio a cuidadores informais

Porto cria programas para apoio a cuidadores informais

A Câmara Municipal o Porto vai colocar em ação dois programas cujos destinatários são cuidadores informais, a partir de dia 10 e até ao final do mês, incluindo “pausas breves para descanso do cuidador” e “apoio emocional”, de forma a garantir a saúde e o bem-estar dos próprios.

Este projeto prevê a disponibilização do serviço de pausas breves para os cuidadores com visitas quinzenais com a duração de duas horas, permitindo que descansem e se ausentem do domicílio para tratar de assuntos pessoais ou lúdicos.

A par desta medida, estarão disponíveis também, sessões de apoio emocional que decorrerão um vez por mês, com o acompanhamento de um psicólogo, no domicílio do cuidador informal ou nos centros de Apoio ao Cuidador, “dotando os profissionais de ferramentas e estratégias para enfrentar situações de exigência interna ou externa, geradoras de sobrecarga e stress”, segundo o Porto..

O serviço “Pausas breves para descanso do cuidador” decorrerá nos dias 10 a 12 de janeiro, regressando nos dias 15 e 16 e a 18 a 26, ininterruptamente, fechando o mês com mais três datas: 28, 29 e 30 de janeiro.

O serviço de “Apoio emocional” realiza-se a 10, 12, 15, 17, 20, 22 e 29 e será feito no domicílio dos cuidadores e/ou na Associação Cuidadores.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=carne&utm_campaign=sabordomes