
Durante o mês de março, a unidade móvel do Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce do VIH/SIDA do Porto (CAD VIH/SIDA Porto) continua a percorrer as ruas da cidade, com rastreios anónimos e gratuitos.
Praça da Liberdade, Rua das Carmelitas, Campo 24 de agosto, Praça Marquês do Pombal e Praça Bom Sucesso são alguns dos locais por onde a unidade móvel vai passar. As datas, horários e locais do rastreio estão disponíveis aqui.
A iniciativa realiza-se mensalmente, nos dias úteis, e não necessita de marcação prévia. “O atendimento é efetuado por ordem de chegada”, salienta a Câmara Municipal do Porto.
Adicionalmente, há também rastreios que estão a ser realizados na unidade fixa do CAD VIH/Sida Porto, instalada no número 199 da Rua da Constituição. Estes decorrem também no período semanal, de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 17h00, mas requerem de marcação obrigatória. Esta pode ser feita através dos contactos telefónicos 220 412 250 e 961 314 380 ou do e-mail [email protected].
Note-se que os serviços em causa enquadram-se no âmbito das atividades previstas no plano de ação da estratégia “Porto, Cidade Sem Sida”, assinado em maio de 2019, que pretende reduzir o estigma e atingir a discriminação zero no que concerne aos infetados, cumprindo, assim, os objetivos da estratégia 90-90-90, assumidos pelo Município do Porto.