Philips

Porto continua a superar recordes na reciclagem

Porto continua a superar recordes na reciclagem

Meio ano depois do último balanço, o município do Porto continua a somar vitórias e atingir valores históricos na reciclagem. Os dados mais recentes apontam para uma “taxa de 41,53%”, ou seja, mais 2,26% do que os valores de fecho de 2021 e mais 10,53% do que a meta traçada no Plano Estratégico para os Resíduos Sólidos Urbanos (PERSU 2020).

“A taxa de reciclagem ultrapassa os 40%, a recolha seletiva de resíduos (nos três fluxos) cresce 22,72% e nos orgânicos mais de 80%”, revelou a Câmara Municipal do Porto, indicando que se verificou ainda uma “redução de emissões em 7276 toneladas de CO2 equivalente”.

De acordo com a nota divulgada, os números tornam-se “ainda mais expressivos” quando se compara o valor médio por pessoa com o ano transato. “Só neste período, foram alcançados os 76,39 kg/hab.ano, ultrapassando em larga medida a meta de 61 kg/hab.ano”, lê-se.

A fração “Orgânicos”, acrescenta, cresceu “mais de 80%”, obtendo uma “recolha superior a 4600 toneladas, e passando a representar, atualmente, quase 30% do total de resíduos recolhidos separadamente”. Por sua vez, também na recolha seletiva de resíduos – papel, embalagens e vidro – os números foram positivos, com o município portuense a atingir um crescimento de 22,72%. Com estes valores, o Porto conseguiu atingir, nestes dois casos, “os valores mais elevados dos últimos sete anos”.

Adicionalmente, foi também possível evitar, nestes seis meses, “a emissão de cerca de 7276 toneladas de CO2 equivalente para a atmosfera”. Segundo a autarquia, os resultados obtidos devem-se à “combinação do esforço dos portuenses” e ao “trabalho desenvolvido pela Porto Ambiente”.

“Os indicadores do primeiro semestre seguem a trajetória de crescimento dos últimos anos, com a cidade a superar as metas estabelecidas, fruto de uma maior consciencialização das pessoas, mas também do compromisso da Porto Ambiente com as melhores práticas, através do aumento de pontos de deposição de recolha seletiva, e de diversas ações sensibilização e informação”, completa ainda.

Foto: Filipa Brito (CM Porto)

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=carne&utm_campaign=sabordomes