PUB
Recheio Natal até 31-12-24

Porto combate a solidão dos idosos com novo programa de apoio

Porto combate a solidão dos idosos com novo programa de apoio

Na cidade do Porto, todas as faixas etárias importam. Desde as crianças, aos adultos, aos mais idosos, a procura por melhores condições é constante e há uma nova iniciativa do município que o comprova.

Esta chama-se “Estamos Juntos” e tem o objetivo de ajudar cerca de 600 pessoas com idade superior a 65 anos. O programa aplica-se, essencialmente, a idosos que se veem em situação de isolamento social.

Posto isto, na prática, como é que funciona a iniciativa do município? Como explica o JN, trata-se de um serviço gratuito de teleassistência, que opera todos os dias do ano, a qualquer hora.

Assim sendo, em casos de emergência, os idosos poderão contactar o serviço “Estamos Juntos”, que promete ser pronto na resposta. Como referido anteriormente, estima-se que seja possível chegar até às 600 pessoas até 2025.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Recorde-se que este programa de proteção social foi acordado no início de 2023, em detrimento do antigo programa chamado “Chave de Afetos”. Aí, estavam inscritos cerca de 500 idosos.

De acordo com a Câmara do Porto, em publicação no seu site oficial, “através do uso de um equipamento de teleassistência, o programa permite o acompanhamento monitorizado dos aderentes, tanto dentro como fora de casa”.

O município ainda acrescenta que o apoio vai muito para além da parte tecnológica. Em adição a isso, o município oferece “apoio emocional”, em casos de alguma falta de retaguarda familiar.

Esta iniciativa promete ajudar na “diminuição do sentimento de solidão” e apoiar os idosos que mais precisam.

Fotografia: Pexels
PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem