A nova loja, com 450 metros quadrados, apelidada ‘Porto Welcome Center’ (PWC), deverá ser uma das “maiores lojas de turismo do país e da Europa”, afirmou à Lusa o presidente da TPNP, Melchior Moreira, referindo que o espaço vai estar localizado na Baixa do Porto, em frente à Estação de São Bento, um principais monumentos na cidade e especialmente célebre pelos seus painéis de azulejo, mais precisamente no Pátio das Cardosas e terá ainda direito a esplanada.
“O espaço está dotado por um lado de equipamento de ponta que privilegia a interatividade com os visitantes e por outro com os melhores exemplos da tradição do destino Porto e Norte, com grande destaque para a gastronomia e vinhos, produtos que podem ser apreciados e degustados no espaço gourmet de Marco Gomes”, avançou Melchior Moreira.
O PWC vai fazer parte de uma rede de 64 lojas interativas nos municípios da região Norte de Portugal, e junta-se também à loja interativa do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, à de Santiago de Compostela (Espanha) e ao autocarro ‘Topas’ (Tourism Office Public Auto Service), uma espécie de “embaixador” itinerante do Norte de Portugal, que anda sobre rodas pelo país e o mundo a mostrar o melhor do Norte de Portugal.
As lojas interativas funcionam com informação disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano e apresentam um conjunto de equipamentos de última geração como mesas interativas “multi-touch”, ecrãs de projeção temática, ambientes tridimensionais e um conjunto de ferramentas interativas de apoio aos produtos estratégicos e eventos culturais do Norte de Portugal.
Todas as informações são disponibilizadas em português, espanhol e inglês, estando previsto que, ainda este ano, seja introduzido o francês e o alemão.